O clima ficou quente no debate com os candidatos ao Governo do Amazonas, promovido pela Rede Amazônica (TV Globo), na noite dessa terça-feira (27). Quando foi realizar uma de suas perguntas, Ricardo Nicolau (Solidariedade) levantou um celular em direção as câmeras, o que era proibido pelas regras do encontro. O fato irritou o âncora José Repórter Burnier, responsável pela mediação do debate, que rapidamente chamou a atenção do candidato.
“Candidato, eu vou interromper o senhor. O senhor está infringindo a regra que o senhor mesmo assinou. Está claro na regra que os candidatos não podem exibir nada. Nem papel, nem telefone, nem nada. Não pode”, iniciou Burnier.
Ricardo Nicolau ainda tentou argumentar, porém o jornalista foi enfático ao não permitir que ele descumprisse uma das regras acordadas. “Não importa. Aqui não é para mostrar nada. O senhor sabe disso, o senhor está infringindo a regra e eu não vou permitir que o senhor faça isso”, completou o jornalista.
Burnier é apresentador do SP2, na TV Globo em São Paulo, mas foi escalado para mediador o debate no Amazonas, assim como ocorreu em anos anteriores com Carlos Tramontina, antigo âncora do mesmo telejornal local. O procedimento de ter um âncora de outro estado no comando dos debates é comum na emissora, como pode ser conferido na lista de mediadores dos encontros dessa terça-feira (27).
Leia também: Debate na TV Globo é encerrado às pressas por ordem da Justiça