Para cancelar uma atração da grade de programação, a emissora precisa pensar muito além da audiência. Em primeiro lugar deve se considerar o respeito ao público. Por mais baixo que seja, alguns telespectadores estavam acompanhando o que foi cancelado.
Mas quem mais sofre com essa mudança repentina são as emissoras de rede. Principalmente, como aconteceu ontem no SBT com a novela Paixões de Gavilanes, que era exibida após em um horário de programação local. As afiliadas devem adaptar seu comercial , sua transição e seus meios de divulgação. Para exemplificar, até a publicação desta coluna nenhum site das emissoras do SBT haviam atualizado a grade de programação de hoje. Em São Paulo, a novela Esmeralda será exibida no horário local e no nacional. A pergunta é: o que as emissoras fora da capital paulista irão fazer? Exibir só metade do capítulo de Esmeralda?
Além disso, os clientes e anunciantes também devem ser respeitados. Se houver propaganda reservada para aquela atração, os anúncios devem ser renegociados ou realocados. Isso vai além dos gostos da direção ou dos donos das TVs.
Os que não foram
Na manhã de ontem (24) a RedeTV! fez um piloto no mínimo maluco. Parecia um remake de uma atração já exibida pela emissora. Entraram no estúdio virtual Nelson Rubens e Flávia Noronha para testar o TV Fama (não tem como escrever o novo TV Fama) que entra no ar na próxima segunda-feira (30). Também fará parte desse retorno a repórter Mônica Apor, outra que também já esteve no programa. A atração, com novo cenário, seguirá com esses apresentadores até a segunda quinzena de junho.
Esqueceu o passado
No que História É Essa, Porchat? de ontem, exibido pelo GNT, Fábio Porchat contou sobre sua aventura quando precisou pegar um voo de São Paulo para fazer show no Rio de Janeiro. Ele explicou que era dia de gravação e que entrevistaria a Xuxa. Disse que os horários foram atrasando e teve que pegar um motoboy para chegar ao aeroporto. Em toda essa história, o apresentador não citou nominalmente a Record TV e usou “era dia de gravação do meu talk show na Barra Funda”.
Derrubou
O YouTube confirmou a remoção de mais de 70 mil vídeos e 9 mil canais que violaram a política da plataforma para “grandes eventos violentos”. Esse é mais um capítulo da guerra entre o governo Putin e as Big Techs em torno de fake news sobre à invasão da Ucrânia. A remoção dos conteúdos, alguns chamando a guerra de uma “missão de libertação” publicadas pelo governo da Rússia, foi revelada pelo jornal britânico The Guardian e classificada como “sem precedentes” pela quantidade de vídeos e canais retirados do ar ao mesmo tempo.
Processo
A Record TV e a Band foram condenadas na Justiça Federal no Rio de Janeiro a reduzirem o período total comercializado de sua grade para 25% do tempo diário, inclusive os espaços comercializados a igrejas ou informes publicitários. A União também foi condenada a fiscalizar o cumprimento do limite legal pelas emissoras. O inquérito foi instaurado em 2016 e ajuizado em dezembro de 2019. O MPF-RJ divulgou nesta segunda (23), o resultado do julgamento é datado de abril de 2021.
O MPF apurou que a Record TV Rio local comercializa 28,19% do tempo, destinando 20,83% semanais para programas de responsabilidade da Igreja Universal do Reino de Deus. Já a Band Rio disponibiliza 25,98%, em média, para fins comerciais, burlando, também, o limite legal. A Band disse que recorreu e aguarda julgamento. Já a Record TV não se pronunciou.
Eleições
O jornalismo do SBT começou ontem (24), uma série de entrevistas com os pré-candidatos ao Governo de São Paulo no programa Poder Expresso, apresentado por Roseann Kennedy. O apresentador do SBT Brasil, Marcelo Torres, também participa das entrevistas. Na estreia estiveram os pré-candidatos: Vinicius Poit (Novo) e Elvis César (PDT). Hoje será a vez de Márcio França (PSB). Amanhã, Felício Ramuth (PSD) e Abraham Weintraub (PMB). Na próxima segunda (30) Fernando Haddad (PT). E, na terça (31), Tarcísio Freitas (Republicanos).
O governador de São Paulo e pré-candidato pelo PSDB, Rodrigo Garcia, ainda não confirmou a data para sua participação. Foram convidados os pré-candidatos que pontuaram nas últimas pesquisas de intenção de voto.
Novos rumos
Faa Morena revelou que não só tem desejo, mas que já se inscreveu para o The Voice+. A ex-apresentadora do Ritmo Brasil, da RedeTV!, irá investir na carreira de cantora, para isso no último fim de semana fez um pocket show para um grupo de amigos em sua casa. A direção e produção do show ficou por conta do cantor Cadu de Andrade e ao piano acompanhando o vocal o maestro Murilo Barbosa.
Correspondentes
Hoje o Legião Estrangeira, da TV Cultura, debate sobre as eleições na Colômbia e os reflexos na América do Sul. O programa apresentado por Alberto Gaspar também comenta a situação da guerra na Ucrânia e Rússia e se Jeff Bezos, o dono da Amazon, será candidato à presidência nos Estados Unidos. Participam da edição Yan Boechat, jornalista brasileiro, correspondente de guerra, que voltou recentemente da Ucrânia; Henrik Jonsson, jornalista sueco, correspondente do jornal Dagens Nyheter, o maior e mais importante jornal da Suécia e Escandinávia; e Eliseu Caetano, colaborador da TV Jovem Pan.
A volta de Carla Cecato à televisão está em alta definição. A jornalista faz falta e mostra seu talento no Linha de Frente, da TV Jovem Pan. Não vamos entrar no mérito da linha editorial e política da emissora, mas somente a desenvoltura de Carla no comando de um debate.
A mudança repentina na grade de programação do SBT ficou totalmente sem definição. Todos foram pegos de surpresa com a decisão da emissora de Silvio Santos. E os fãs da novela colombiana simplesmente ficaram órfãos.