O Câmera Record deste domingo, 12 de setembro, percorre as cidades mais violentas do Brasil para ouvir as pessoas que estão em meio ao fogo cruzado e revela quem mata e quem morre nessa guerra urbana.
Durante 15 dias, os repórteres Marcus Reis, Gisele Barbieri e Leonardo Medeiros percorreram os municípios considerados mais perigosos do país, segundo o último levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, para registrar histórias de quem vive sob o fogo cruzado e já perdeu parentes nessa guerra urbana.
Os repórteres visitaram Caucaia (CE), considerada a campeã deste ranking; Nossa Senhora do Socorro (SE), o estado e a cidade com mais ocorrências de feminicídio e abuso de mulheres; Feira de Santana e Salvador (BA), municípios com mais mortes envolvendo operações policiais.
Também no estado da Bahia, o Câmera Record teve autorização para acompanhar uma operação do Grupo de Operações Especiais. Foram horas e horas de perseguição a 30 bandidos, por terra e asfalto, que se embrenharam na mata.
O programa ainda entrevista uma família duplamente destroçada pela violência: uma mulher perdeu o filho e a tia da criança. “Eles chegaram atirando, eles mataram meu filho de sete anos, meu filho único”, afirma a mãe, que não quis se identificar.
Em outra ação policial, a poucas ruas de distância, Viviane, tia do menino, também perdeu a vida. Ela tinha 33 anos e foi baleada enquanto conversava com a vizinha. Uma câmera captou o exato momento em que os policiais colocam os corpos dentro da viatura e a corregedoria abriu um inquérito para apurar o caso
Com apresentação de Marcos Hummel, o Câmera Record vai ao ar aos domingos, a partir das 23h15, na Record TV.
Leia também: Celular de Eliane Cantanhêde toca durante o Em Pauta: “É fonte!”