O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou um inquérito para analisar as denúncias de monopólio nos direitos de transmissão do futebol brasileiro por parte da TV Globo. Segundo uma denúncia que será investigada pelo Cade, a emissora líder de audiência no Brasil, pode estar prejudicando os clubes que assinaram contratos com outras emissoras de TV.
A nota técnica do Cade divulgada pelo Jornal da Record, diz que: “quando a TV Globo negocia somente os jogos para a TV aberta com clubes que já venderam seus jogos para outra emissora fechada, diminui os valores fornecidos pelas demais plataformas”. Tal conduta pode caracterizar mais de uma infração, como por exemplo: “limitar o acesso de concorrentes ao mercado”.
Outro exemplo citado na nota técnica, foi em relação ao ‘Campeonato Carioca’. Todos os clubes, exceto o Flamengo assinaram com a TV Globo, o que impediria na prática, que o Flamengo assinasse com outra emissora, já que não pode transmitir os jogos, uma vez que, sempre que estaria enfrentando um time com contrato vigente com o Grupo Globo.
A denúncia foi feita por um clube, e a investigação vai continuar para saber se essa conduta prejudica outros times.