Poesia que Transforma, série documental original Globoplay, mostra o cearense Bráulio Bessa em busca de pessoas que tiveram suas vidas impactadas por suas poesias. O poeta popular, que virou fenômeno no Brasil, percorreu 10 Estados brasileiros.
A produção é dividida em cinco episódios: raízes, amor, igualdade, fé e recomeço. Em cada um deles, três pessoas de 10 diferentes estados do país têm suas trajetórias revisitadas desde as origens até o momento em que seus caminhos se cruzam com os versos de Bráulio.
O documentário ainda passeia por temas da atualidade, como racismo, homofobia, intolerância religiosa, desigualdade social, xenofobia e tantos outros assuntos que também atravessam a obra do autor.
A vida do poeta também funciona como pano de fundo para cruzar com as experiências dos personagens, com depoimentos de sua família, como o da esposa, Camila Mendes, e conta a trajetória do poeta desde a sua infância.
Um Brasil múltiplo é representado no projeto, que teve quatro meses de gravações e passou por Alto Santo; Juazeiro do Norte; Assaré; Jaguaribe; Jaguaruana, Fortaleza; Pau dos Ferros; Salvador; Cuiabá; São Paulo; Porto Alegre; Rio de Janeiro; Reserva Amanã, em Manaus; Brasília; Poconé; Santarém; Óbidos; Tefé e Maraã.
A junção da periferia, favela, floresta e sertão é colocada no vídeo, que tem Lucas Oliveira como diretor de fotografia.
Idealizada por Duda Martins em parceria com Bráulio, com direção de Duda e de Chico Walcacer, e roteiro assinado por Douglas Vieira, ‘Poesia que Transforma’ estreia dia 22 de dezembro no Globoplay.
Leia também: Documentário ‘O Caso Prevent Senior’ estreia no Globoplay