Tradicionalmente conhecida por abrir a corrida eleitoral na televisão, a Band já definiu a data dos Debates Eleitorais de 2022. O anúncio foi feito na edição de quarta-feira (26) do Jornal da Band e confirmada em comunicado enviado à impresa.
Os confrontos entre os candidatos aos governos estaduais e ao Planalto serão realizados em dois domingos do mês de agosto. Segundo a emissora, a ideia é privilegiar ainda mais o contato do eleitor com os candidatos, por isso a escolha desse dia na semana.
No dia 07 de agosto, a partir das 20h00, haverá o encontro entre os indicados aos governos estaduais. Já na semana seguinte, no dia 14, será a vez do debate entre os presidenciáveis. Em ambas as datas, após os debates, será exibido o programa Canal Livre Especial, que dará continuidade e profundidade aos temas levantados com a presença dos representantes dos partidos.
“Criamos os domingos eleitorais que são verdadeiras maratonas, onde teremos repórteres entrando o tempo todo até a hora do debate, em um horário em que o Brasil inteiro poderá acompanhar. Em seguida, exibiremos o Canal Livre Especial com representantes dos candidatos desenvolvendo os temas apresentados nos debates e trazendo novas ideias”, explica Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Caso haja segundo turno, o confronto entre os candidatos à Presidência da República será no dia 04 de outubro e o dos governadores no dia 06. A emissora ainda planeja a realização de um debate entre os indicados à vice-presidência, algo comum em outros países, como os Estados Unidos.
A emissora ainda exibirá, a partir de março, nas noites de quintas-feiras, o Band Eleições. No programa, serão discutidos os principais problemas do país e as ideias de especialistas, políticos e candidatos para solucioná-los, sempre com a participação do eleitor, que poderá fazer críticas, sugestões e perguntas.
Leia também: Por protocolo, TV Globo afasta âncora do Jornal Hoje