Há 10 anos, a TV Globo estreava uma das principais obras da história da teledramaturgia brasileira: a novela Avenida Brasil. Escrita por João Emanuel Carneiro, com direção de núcleo de Ricardo Waddington, a trama teve Adriana Esteves e Débora Falabella nos papéis principais, que deram vida as personagens icónicas Carminha e Rita, ao som da trilha Oi oi oi (Vem Dançar com Tudo).
O enredo de Avenida Brasil contava a história pequena Rita, vivida na primeira fase pela atriz Mel Maia, que foi abandona em lixão por sua madrasta Carminha (Adriana Esteves), após a morte de seu pai Genésio (Tony Ramos). No entanto, a menina acabou sendo adotada por um casal e foi morar na Argentina.
Anos depois, Rita (Débora Falabella) retorna ao Brasil com sede de vingança e justiça contra Carminha. Ela descobre que a sua ex-madrastra se casou com Tufão (Murilo Benício), o motorista do carro que matou seu pai no acidente. A partir disso, a trama sofre inúmeras reviravoltas, com triângulos amorosos e sequestros, até o final – atenção para o spoiler – onde existe uma reconciliação entre as duas.
Outros atores conhecidos do grande público que fizeram parte do elenco principal são: Cauã Reymond, Marcello Novaes, Vera Holtz, José de Abreu, Marcos Caruso, José Loreto, Alexandre Borges, Débora Bloch, Isis Valverde, Juliano Cazarré, Heloísa Périssé e Cacau Protásio.
Avenida Brasil teve uma média geral de 39 pontos de audiência, com o último capítulo atingindo 52 pontos de média e pico de 54 pontos na Grande São Paulo. A novela recebeu indicação ao Emmy Internacional e já foi exportada para mais de 130 países, fazendo um enorme sucesso onde é exibida. Em 2019, a trama ganhou uma reprise na faixa do Vale a Pena Ver de Novo, onde também obteve enorme repercussão de crítica, público e audiência.
Abertura da novela
Repercussão do último capítulo no Jornal Nacional
Leia também: Em formato de série, Jesus ganha nova reprise na Record TV; assista à chamada