Morreu na noite deste sábado (15), a atriz Eva Wilma, aos 87 anos. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein em São Paulo, e lutava contra um câncer no ovário, que foi descoberto recentemente. A informação sobre o falecimento da atriz da TV Globo, foi confirmada por seu assessor.
Em 2016, Eva sofreu com uma embolia pulmonar, mas após um tratamento que durou quase um mês, ela se recuperou. No entanto, em janeiro deste ano, a atriz foi internada apresentando um quadro de pneumonia. Depois de ser submetida a um teste de covid-19, que deu negativo, ela acabou descobrindo o câncer no ovário.
Na noite de hoje, a atriz não resistiu ao tratamento do câncer e veio a falecer às 22h08. Eva Wilma deixa dois filhos e três netos.
Comunicamos que a atriz Eva Wilma, acaba de falecer às 22h08, no Hospital Israelita Einsteins, em São Paulo, em função de um câncer de ovário disseminado, levando a insuficiência respiratória. Nossos profundos e sinceros sentimentos a todos os familiares, especialmente a John Herbert Buckup Jr e Vivien Buckup.
Nota oficial da assessoria da atriz.
Carreira
Eva Wilma Riefle Buckup Zarattini nasceu em São Paulo no dia 14 de dezembro de 1933. Iniciou sua carreira como bailarina clássica aos 14 anos de idade, e ainda na adolescência apresentou-se pela primeira vez no Teatro Municipal de São Paulo. Na década de 50, protagonizou dois filmes ao lado de Procópio Ferreira: ‘Os Homens dos Papagaios’ e ‘A Sogra’, ambos dirigidos por Armando Couto.
Na TV, Eva estreou em 1953, quando Cassiano Gabus Mendes convidou-a para participar do seriado Namores de São Paulo, na extinta TV Tupi. Logo em seguida, Gabus Mendes alterou o título da série para ‘Alô Doçura’, sendo protagonizada por Eva Wilma e John Herbert durante dez anos. Logo depois, Eva protagonizou duas novelas na Record TV: ‘Comédia Carioca’ e ‘Prisioneiro de um Sonho’, de Roberto Faria.
Depois de retornar à TV Tupi, Eva assinou contrato com a TV Globo em 1980, onde exerceu o seu lado humorístico na novela ‘Plumas e Paetês’. Desde então, Eva acumulou diversos papéis, entre novelas, séries, minisséries e seriados. Recentemente, o público pode rever uma de suas personagens mais engraçadas, a Tia Íris, na edição especial de ‘Fina Estampa’ (2011). Sua última novela na TV Globo foi ‘O Tempo Não Para’ (2019).
Homenagens
O empresário da atriz, Marcus Montenegro, usou as redes sociais para agradecer os momentos que passou ao lado dela e despediu da artista:
A atriz Beth Goulart destacou que Eva era “uma mulher forte, que construiu uma história de conquistas, lutas e vitórias, uma mulher de opinião, que sempre se posicionou pela justiça e liberdade”: