A Record TV vive dias de pânico nos corredores da emissora na Barra Funda (SP). Há 3 dias, o canal de Edir Macedo tenta se recuperar de um ataque hacker sofrido no último sábado (08), que usurpou arquivos, invadiu sistemas digitais e interrompeu conexões internas. A emissora ainda não se pronunciou oficialmente, mas agora na manhã desta segunda (10), funcionários foram surpreendidos com mais um problema.
De acordo com informações publicadas por Ricardo Feltrin (UOL), e apuradas pelo Portal Alta Definição, desde sábado diretores, editores e profissionais responsáveis por acompanhar a audiência perderam acesso a dados da Kantar Ibope através do celular. Mas na manhã de hoje, o caos se instalou de vez, uma vez que a intranet (internet privada) também foi sequestrada pelos criminosos.
Assim, a comunicação interna da emissora foi completamente afetada. Não há recebimentos nem envios de e-mails, e quem não possui aplicativo como gerenciador de correio eletrônico sequer consegue verificar mensagens antigas.
Clima de angústia
Uma operação de guerra foi montada na emissora para que programas ao vivo sejam levados ao ar sem que o telespectador seja afetado. A Polícia Cibernética, com especialistas em tecnologia de São Paulo, foi acionada e está na Record TV auxiliando os profissionais na tentativa de recuperar o acesso perdido.
Segundo apurou o Portal Alta Definição, os dirigentes do canal estão aguardando um pedido de “resgate” para que os criminosos devolvam o acesso, assim como aconteceu com grandes empresas como a Claro e Nubank, que recentemente sofreram o mesmo ataque hacker.
Investigação
A pane foi detectada ainda na sexta-feira (07) e se intensificou na manhã de sábado (08), quando o Fala Brasil precisou ser interrompido. A Record perdeu acesso a diversos arquivos digitalizados, inclusive a programas recentes como o Câmera Record, que deveria ter ido ao ar neste domingo (09). Produtoras terceirizadas foram acionadas às pressas para socorrer o canal em algumas reedições.
Paralelo a operação resgate, começam as investigações sobre como o ataque ocorreu se por uma falha humana ou até algo mais intencional.
Até o fechamento desta matéria a Record TV não se pronunciou sobre o assunto.