Na madrugada desta quinta-feira (24), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou que as tropas russas invadissem a Ucrânia. Boa parte da origem do conflito, que dura há anos e piorou nos últimos tempos, é explicada no documentário Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom da Netflix.
O que era uma manifestação pacífica de estudantes se converte em noventa e três violentos dias de revolução na luta pelos direitos civis na Ucrânia.
Revela a sinopse do documentário.
A produção lançada em 2015, mostra a grande onda de protestos que ocorreu em Kiev, capital da Ucrânia, entre o final de 2013 e início de 2014. O documentário ajuda o espectador a entender como esse movimento se tornou um divisor de águas na história do país europeu oriental, além de ressaltar os motivos da rivalidade entre os dois países.
O cineasta norte-americano Evgeny Afineevsky é quem assina a direção do projeto, que foi indicado ao Oscar 2016 na categoria de Melhor Documentário em Longa-metragem. A produção não levou a estatueta, que foi direcionada para Amy, documentário sobre a vida de Amy Winehouse.
Assista ao trailer:
Leia também: Netflix divulga abertura e primeiros minutos de Vikings: Valhalla