As Aventuras de José e Durval, série inspirada na infância e juventude dos cantores Chitãozinho & Xororó, tem último episódio lançado pela Globoplay e é uma das melhores séries biográficas já produzidas no Brasil.
Chitãozinho e Xororó são, sem dúvida, artistas que merecem o mais alto respeito não só por sua história, mas principalmente pela sua importância na cultura nacional e na popularização do sertanejo por todos os asfaltos do país. A dupla, que muitas vezes foi chamada de caipira num tom pejorativo, sempre foi inovadora, sem deixar os estereótipos os limitarem. Mesmo assim, nunca perderam sua essência sertaneja, responsável por ter aberto as portas para um dos mercados mais populares da música atualmente.
Apesar da carreira de Chitãozinho & Xororó ser significativamente conhecida, a série da Globoplay fez questão de abordar pontos sensíveis da trajetória da dupla. dA doença da mãe, as dores do pai, o preconceito da cidade e vida difícil na infância são apenas alguns dos pontos que alavancaram a dupla a persistirem na música, sem nem mesmo terem certeza de que esse era, de fato, o destino que desejavam para si.
A série possui um roteiro muito bem construído que foca nos pontos mais importantes dando leveza e dinamismo em cada episódio. Em conjunto, tanto a direção artística quanto musical compõem um cenário perfeito para compreensão de cada época retratada, contextos e os momentos que, fáceis ou não, foram determinantes para um novo degrau no sucesso da dupla.
A cereja do bolo é, sem dúvidas, a escolha do elenco. Em um trabalho admirável, Andreia Horta, que interpreta Dona Araci, é um grande destaque durante a primeira fase da série, quando José e Durval ainda são crianças, interpretados por Pedro Tirolli e Pedro Lucas. Mais tarde, quando a dupla chega a juventude, Rodrigo Simas e Felipe Simas fazem um trabalho impecável na atuação como Chitãozinho e Xororó. Desde os trejeitos ao modo de falar, os irmãos Simas realmente conseguiram captar a essência dos irmãos Lima.
Em As Aventuras de José e Durval, os episódios se iniciam a partir dos acontecimentos que catapultaram os meninos para a música até a consolidação de seu sucesso. A série passa pelos casamentos com Adenair e Noely e o nascimento de Sandy e das demais crianças da família. Chitãozinho & Xororó ainda é uma história sendo escrita, mas na Globoplay, ela vai até o grande reconhecimento da dupla em São Paulo: o show que marcaria a vida dos sertanejos no antigo ‘Palace’, casa destinada apenas aos grandes artistas nacionais e internacionais da época. Numa sequência lindíssima e emocionante, Chitãozinho & Xororó cantam ‘Evidências’, música que se tornaria um hino nacional, até os dias de hoje.