Os apresentadores do programa É de Casa (TV Globo) prestaram homenagem ao legado de Glória Maria neste sábado (4). Os quatro – Maria Beltrão, Rita Batista, Thiago Oliveira e Thalita Morete – compartilharam suas experiências ao lado da jornalista e a importância dela em suas vidas. Por exemplo, Rita revelou que queria ser jornalista por causa de Gloria. Por sua vez, Beltrão destacou a coragem e o pioneirismo da jornalista. Já Thiago considerou Gloria uma “referência de possibilidades” e destacou sua liberdade e coragem em abrir novos caminhos. Emocionada, a repórter Valéria Almeida também homenageou a colega de profissão, que faleceu nesta quinta (2).
Em síntese, todos os apresentadores exaltaram o impacto que Gloria teve em suas carreiras e na imprensa brasileira. Quem começou as homenagens foi Rita.
Se eu sou Rita Batista é porque Gloria Maria é! Ela enfrentou o exército da maldade com coragem, texto e elegância. Falava línguas, mas tinha no olhar a principal comunicação. A gente vibrava com aquela intimidade com a câmera e a delicadeza com o microfone. Ícone máximo e referência absoluta. Eu quis ser jornalista por causa dela, para combater, entre outras coisas, injustiças”
Rita Batista
Logo depois, Maria Beltrão falou sobre o significado da palavra Glória.
Está ali no dicionário, o significado de glória: ‘Fama que uma pessoa obtém pelos feitos heroicos, grandes obras, por suas extraordinárias qualidades’. Tem nome mais perfeito para a nossa Gloria, que ainda, para a minha alegria, é Maria!? Se não tinha caminho, ela abria. Se haviam obstáculos, e eram vários, ela atropelava. Se tentavam tirar a sua liberdade, era aí que ela voava que nem passarinho. Gloria era sempre a primeira e tinha mania de ser pioneira. Extraordinária, heroica e, ao mesmo tempo, tão humana, amiga, divertida”
Maria Beltrão
A jornalista continuou exaltando a colega.
Lenda não tem idade não. O que define e definia a Gloria é a perenidade. Ela é para sempre. Afinal, para mim, essa musa da comunicação sempre esteve presente. Ela começou na Globo no ano em que nasci. Na minha existência, eu só conheci a Gloria potência. Ela não precisava do peso de um sobrenome para ser a maior de todas. Agora chegou a hora da nossa estrela-mor do jornalismo brilhar lá no alto. Afinal de contas, lugar de glória é nas alturas”
Thiago Oliveira foi o próximo a falar e classificou Gloria como uma “referência de possibilidades”. O apresentador destacou o jeito único e as portas que Gloria abriu: “Liberdade para a gente fazer o que quiser”
É natural que o pioneirismo tenha virado o sobrenome de Gloria Maria. E ser o primeiro, você sabe muito bem, que não é para qualquer um não. Mas ela sempre fez questão de passar para a gente isso com muita naturalidade. Sua coragem fez ela desbravar caminhos jamais antes percorridos. Por isso, para mim, Gloria Maria sempre foi uma referência de possibilidades”
Thiago Oliveira
Homenagens a Glória Maria continuaram no É de Casa
Além disso, a apresentadora Talitha Morete disse que Gloria foi uma inspiração “como mulher, como jornalista, mãe”. “Fez história com muita personalidade, coragem, força, e, ao mesmo tempo, com muita delicadeza, muita elegância. Sem dúvida ela era uma das mulheres mais elegantes da televisão”, disse Morete.
A repórter Valéria Almeida se emocionou ao dizer que foi Glória “quem guiou os meus passos mesmo sem saber disso. Porque ela era a materialização, para mim, de uma vida bonita e possível para nós”.
A minha avó sempre dizia: ‘Filha, se você quiser ser livre de verdade, estude!’ E ela mostrava a Gloria para nós: ‘Está vendo, ela é como nós. E ela também é fruto da escola pública.’ E eu olhava para ela e para mim era essa pessoa que eu queria ser: uma mulher negra, livre, viajante, contadora de histórias”
Valéria Almeida
A jornalista contou ainda do encontro que teve com Gloria e a oportunidade de dizer o que sentia pela veterana: “Eu tive a possibilidade de dizer isso para ela, que foi muito importante para mim, porque eu gosto de agradecer às pessoas que fazem bem na minha vida e poder dizer o quanto ela fez bem para mim, enquanto ela simplesmente tava existindo, sendo ela, foi especial.”