Gicely Rafaela, influenciadora digital e apresentadora da Record TV no Pernambuco, utilizou as suas redes para denunciar uma situação de constrangimento público em Salvador (BA), na tarde dessa sexta-feira (12). Em uma sequência de stories no seu perfil do Instagram, ela relata ter sofrido uma abordagem policial e apontou um suposto caso de racismo.
Segundo relatos, Gicely passeava com Léo do Coque, seu marido, e um grupos de amigos, quando o grupo foi abordado de forma violenta pelos policiais. Desesperada com a situação, ela começou a gravar vídeos e divulgar na sequência em suas redes sociais.
Em um dos vídeos, a apresentadora questiona aos vizinhos da rua se eles a conheciam, tentando assim provar que ela era uma pessoa de bem. Gicely ainda afirmou que tentou mostrar seus documentos para uma das policias, mas a oficial não aceitou. Foi a partir daí que ela questionou se o motivo da abordagem é porque eles eram negros, apontando ali uma suporta discriminação racial.
“Eu sou trabalhadora, empresária e mãe de família, eu não sou bandida. Eles são meus amigos. Eu sou uma mãe de famíia. É porque a gente é negro? É o quê isso? Isso está errado senhor, eu expliquei desde o começo. Eu estou me tremendo rapaz. Eu sou apresentadora, tenho programa na TV, ela não quis ver meus documentos”, contou em trechos dos vídeos.
Um moradora que estava em um dos prédios vizinhos filmou o momento da abordagem. Nesse vídeo, é possível escutar uma das policiais gritando com Gicely e puxando as mãos da apresentadora de maneira agressiva.
Após a confusão se acalmar e os policiais irem embora, a apresentadora relatou que eles pediram desculpas, afirmando que acharam que ela e o marido estavam sendo assaltados pelo grupo de amigos do casal, que passeavam juntos.
Gicely Rafaela é apresentadora do programa musical Simbora na TV Guararapes, afiliada da Record TV no estado de Pernambuco. Ela estava a passeio na capital baiana.
Leia também: Afiliada da Band em Pernambuco acaba com programa de Cardinot