Prestes a estrear no ‘Tá na Hora’ – nova aposta do jornalismo do SBT – Marcão do Povo concedeu uma declaração polêmica, ignorando a concorrência da TV aberta. Na última quinta-feira (07), durante coletiva de imprensa, o apresentador comentou sobre a luta que vai travar na audiência, a partir do dia 18 de março. Na faixa das 17h30 às 19h45, o SBT deixará de lado as novelas mexicanas para mirar no jornalismo popular onde as suas principais concorrentes, Band e Record, já estão consolidadas.
“Colocando um adendo, com muita propriedade, eu sempre falo que os nossos concorrentes hoje não são as outras emissoras. Os nossos concorrentes hoje é o aparelho celular. Porque você tirar o aparelho celular da pessoa para a televisão. Então, olha onde a nossa presidente, Dany, e os nossos diretores estão pensando, na velocidade da informação“, disse Marcão do Povo.
Embora o número de televisores ligados tenha caído nos últimos anos e, o consumo de vídeo sem referência tenha crescido, números da Kantar Ibope Media mostram que as principais concorrentes do SBT continuam sendo a Record e Band.
Longe da vice-liderança há anos, a emissora de Silvio Santos vai usar a mesma arma para enfrentar os já consolidados Cidade Alerta e o Brasil Urgente. Com a estreia do Tá na Hora, o SBT ainda pode abrir espaço para o crescimento da TV Globo no horário, uma vez que será o único canal exibindo novelas nessa faixa.
O que mostram os números de audiência?
Na última quinta-feira (07), dia em que Marcão do Povo concedeu esta declaração, a TV Globo conquistou 10,6 pontos na média tarde (12h00 às 18h00), na Grande São Paulo. Nesta mesma faixa, a Record apareceu com 5,7 pontos, o SBT com 3,6 e a Band com 2,1. Já os canais pagos conquistaram 2,2 pontos de média, enquanto o CSR ou “consumo (de vídeo) sem referência”, garantiu 8,0 pontos de média.
O cenário da audiência no Painel Nacional de Televisão (PNT) não é muito diferente da Grande São Paulo. Também na última quinta-feira, a TV Globo conquistou 12,4 pontos na média tarde, Record ficou com 6,1 pontos, SBT com 3,0 e a Band com 1,1 ponto de média. Na faixa, os canais pagos conquistaram 2,3 pontos e o CSR fechou com 8,8 pontos de média.