Após deixar escapar o nome do compacto das novelas Os Dez Mandamentos (2015) e A Terra Prometida (2016), que se chamaria ‘Testamento – A herança que não pode ser esquecida’, a Record TV decidiu optar por um novo nome: ‘A Bíblia’. A decisão aconteceu após uma série de comentários negativos nas redes sociais por causa do título prévio da substituta de Gênesis.
De acordo com informações publicadas em primeira mão pelo Notícias da TV, além das duas novelas, a reedição também contará com cenas dos primeiros capítulos de Gênesis. A ideia é organizar cronologicamente as adaptações já feitas pela emissora e fazer sala para a nova produção Reis, que começou a ser gravada na última segunda (08), mas deve estrear apenas no primeiro semestre de 2022.
Segundo fontes ouvidas pelo Portal Alta Definição, além do atraso nas produções, o compacto ‘A Bíblia’ seria mais uma tentativa de “evangelização” por parte da direção da emissora ligada à Igreja Universal e que supervisiona textos das tramas bíblicas.
Após a exibição do compacto, que inicialmente terá duração de três meses, a Record TV estreará Reis. A novela escrita por Raphaela Castro, vai mostrar o fim do período dos juízes, começando a partir da história do profeta Samuel que ungirá Saul, o primeiro rei de Israel.
Repercussão
Assim que o Portal Alta Definição divulgou o primeiro nome do compacto, fãs de novelas bíblicas utilizaram as redes sociais para comentar a decisão da emissora. No entanto, a maioria das citações foram negativas.