Após ser demitido do SBT recentemente por debochar de uma criança com hidrocefalia, Leo Lins voltou a ser um dos assuntos mais comentados da internet nesta quarta-feira (06). Desta vez, a repercussão se deu após o comediante receber elogios e apoio de Danilo Gentili, ex-colega de emissora.
Você é um dos caras mais generosos e empatas (sic) que já conheci. Um amigo e um irmão. Eu e todas as pessoas que você ajuda sem tocar trombetas têm sorte em conhecer você de verdade. Já o seu público tem sorte de poder dar boas risadas com você. Vivemos tempos que o que se ‘fala’ tem mais peso do que ‘o que se faz’. Nem sempre foi assim e nem será para sempre.
Danilo Gentili
Em um comentário nas redes sociais, o apresentador do The Noite (SBT) elogiou o caráter do amigo e insinuou que tentou impedir sua demissão da emissora: “Nesses momentos conturbados você pode continuar contando comigo. Dentro de todas as minhas limitações, conte comigo”. O discurso veio a partir de uma publicação de Leo, em que mostra uma visita que fez à AACD.
A ação de Danilo gerou repercussão negativa na web. “Dois escrotos buscando a superação. Brasil medieval. Logo agora”, disse um internauta.
Resposta da AACD
Em comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira (04), a AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência) repudiou a piada de Léo Lins. O órgão deixou claro que o humorista cometeu um crime e afirmou que a fala foi capacitista. “A AACD repudia veementemente a ‘piada’ feita por Leo Lins em vídeo divulgado recentemente nas redes sociais do comediante. Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de ‘crianças com vários tipos de problemas’ e mostra desrespeito aos moradores do Ceará”, diz a nota.
Além da demissão, Leo pode responder pelo crime previsto no artigo 88 da Lei nº 13.146, que informa que praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência pode gerar pena com reclusão de 1 a 3 anos, além de multa, segundo dados do site Jus Brasil.
Leia também: Klara Castanho se pronuncia nas redes sociais: “Os últimos dias não foram fáceis”