Veruska Donato, repórter da TV Globo em São Paulo, anunciou sua saída da emissora nesta quarta-feira (03), após 21 anos. Em um longo texto no Instagram, ela afirmou estar com saudades de casa e que precisava descansar. Ela está retornando para Campo Grande (MS), sua terra natal.
“Adeus! Sou um misto de ansiedade, saudade, alegria e tristeza. Nos últimos anos ouvi amigos queridos aconselharem a “relaxar”, “deixar pra lá”, “as coisas agora são assim “, “um dia você acostuma ou adoece”. Eu adoeci. Adoeci de saudades da família, da segurança de um lar, de medo, medo de morrer, de ver pessoas queridas morrerem”, iniciou.
A jornalista também contou que sofreu com a cobertura da pandemia de coronavírus, se sentindo impotente enquanto realizava algumas reportagens sobre o caos financeiro e a fome que a doença deixou na vida de muitos brasileiros.
“Vi, ouvi e contei histórias de tragédias, filhos que ficaram órfãos, pais que enterraram seus filhos, vi o desamparo e o desespero de quem foi obrigado a combater a doença. A gente se perguntava: Quando vai passar? A covid sucumbe a vacina, mas uma outra doença, essa antiga, mostra a cara de maneira cruel, a fome. Fiz várias reportagens sobre o quanto ela castiga, o quanto resiste. Descobri que diferente da fome, eu não sou resistente, diante dela me senti impotente”, revelou.
Ainda sobre a fome, Veruska relembrou as críticas que sofreu nas redes sociais após elogiar, recetemente, Julio Lancelotti, um padre que realiza trabalhos na cracolândia. Esse ódio virtual mexeu com ela, segundo suas próprias palavras.
“Há dois meses postei no Instagram uma foto e um elogio ao padre Julio Lancelotti e o trabalho que ele faz na cracolândia, recebi dezenas de ofensas e xingamentos, alguns apaguei. Eu já criei uma couraça em relação às redes sociais, mas o padre? Ah, não. O padre Julio é símbolo de afeto, é puro amor. Esse ódio mexeu comigo”, disse.
Veruska Donato estava na TV Globo desde 2000 e era uma das principais repórteres da emissora em São Paulo, tanto nos noticiários locais como em abrangência nacional. Na emissora, também foi apresentadora na GloboNews e substituiu eventualmente Sandra Annenberg, no finado Como Será? nas manhãs de sábado. Já no Jornal Hoje, comandou o quadro “Sala de Emprego”, durante as edições de segunda-feira.
Leia também: Ana Maria Braga participa ao vivo do Mais Você e anuncia retorno