O Aparecida Debate desta terça-feira (5), vai ao ar em novo horário: às 22h. Nesta edição, o programa da TV Aparecida vai falar sobre a devastação causada pela série de incêndios florestais que tomou conta do Brasil, principalmente no mês de setembro. Os jornalistas Letícia Hamacher e Eduardo Miranda conversam com especialistas e trazem dados expressivos e alarmantes sobre o assunto.
Segundo informações coletadas pela produção, as queimadas afetaram 15,5 milhões de pessoas e provocaram prejuízos de um bilhão e meio de reais à economia do País. Alimentado pela seca e as altas temperaturas, o fogo destruiu milhares de hectares em diferentes biomas e cobriu cidades de fumaça. Tudo isso pressionou também o sistema de saúde com o atendimento de pessoas com problemas respiratórios.
No primeiro bloco do programa, a convidada é Thais Bannwart, porta-voz do Greenpeace Brasil, que vai falar sobre o aumento dos focos de incêndio em diferentes regiões do Brasil e a responsabilidade dos governantes e cidadãos nesse cenário.
Depois, o programa vai conversar com o Capitão Roberto Farina, diretor de comunicação da Defesa Civil de São Paulo. Ele vai explicar o projeto de lei enviado pelo Governo Federal que aumenta as penas para crimes ambientais, incluindo quem colocar fogo em florestas.
E para finalizar, os apresentadores entrevistarão Mariana Palotta, doutora, mestre e graduada em meteorologia. A convidada vai explicar quais fatores climáticos contribuíram para o alto número de queimadas em todo o Brasil e como as mudanças climáticas alimentam os incêndios.
Aparecida Debate, terça-feira, às 22h