A repórter do Bom Dia São Paulo, Ananda Apple, usou as redes sociais para escrever uma carta de solidariedade à amiga Isabela Assumpção, demitida na semana passada da TV Globo depois de mais de 40 anos de empresa.
Ananda fez duas postagens com o mesmo texto. Em uma delas oferece um buquê de flores para a ex-colega de redação:
Para Isabela Assunção, 41 anos de jornalismo na TV Globo
Isabela querida. Você pra mim é a Deusa do Texto, a Mestra, o não-tem-pra-ninguém. Sempre recorri ao seu exemplo para explicar o que é ser tão boa repórter que as “passagens” dispensam caminhadas e firulas.
Fecho os olhos e ouço a tua voz única declamando teus offs (textos escritos) de frases curtas, pausadas e definitivas. Fecho os olhos e enxergo você dentro de um carro de reportagem consolando com um abraço uma personagem que sofria. Eu era uma telespectadora em Porto Alegre e isso nunca me saiu da cabeça. Então repórteres podem ser gente também.
Eu tenho 33 anos de TV Globo SP e continuo tímida diante do teu tamanho, dobrada pela reverência que se deve a quem sabe e pode muito mais que nós. Que linda estrada de 41 anos de Jornalismo.
Você sempre vai estar aqui.
Demissões
Nos últimos tempos, a TV Globo está promovendo diversas demissões no seu departamento de jornalismo. A maioria delas de funcionários que estavam há muitos anos na emissora. Isabela Assunção, que estava no time do Globo Repórter, foi demitida na última semana. Em uma carta enviada à redação, publicada pelo site RD1, ela explicou que foi comunicada por telefone. “Pessoal, Hoje, sexta-feira, fui demitida, depois de 41 anos de emissora. Demitida por telefone. Assim, sem mais. Foi duro, está sendo duro. Eu gostava do que fazia. Mas nesse gostar havia muito da parceria com vocês. Uns amigos antigos, outros, mais recentes. Mas pra mim a dupla que formei, com cada um de vocês, foi além da soma texto/imagem. Foi parceria, trabalho com prazer, dupla dinâmica, Chitãozinho e Xororó. E assim enfrentamos rios e montanhas, bandidos e mocinhos, deuses e diabos. Fazendo o nosso trabalho, mas também nos divertindo muito! Foram muitas risadas! Desde o velho Pedrinho Tonelada até o jovem Thiago Capelle. Queria dizer que tudo isso vai ficar guardado aqui pra sempre. Vocês são e serão lembrados com todo carinho e agradecimento”.
Nesta segunda-feira (29), foi a vez dos veteranos Renato Machado, 39 anos de TV Globo, e Francisco José. Este último era conhecido como o rosto da Globo Nordeste e estava na emissora há 46 anos.
Eles se juntam a lista de demitidos: Alberto Gaspar, Ari Peixoto, José Hamilton Ribeiro, Eduardo Faustini, Márcio Canuto e Linhares Júnior.
Leia também: Renovação? TV Globo dispensa medalhões do jornalismo