Ana Maria Braga foi duramente criticada após fazer uma pergunta sobre como deveria chamar a personagem Buba (Gabriela Medeiros) de Renascer. Durante o Mais Você desta terça-feira (28), a apresentadora convidou Tati Machado para falar sobre o capítulo de ontem, quando Buba foi desmascarada para José Venâncio (Marcos Palmeira).
Na ocasião, Eliana (Sophie Charlotte) conseguiu os documentos com o nome de nascimento masculino de Buba, que é uma mulher trans. Ao falar sobre o assunto, Ana começou elogiando a trama, mas logo fez uma pergunta para Tati: “Foi antológico, o Augusto defendendo a Buba, né? A Buba ou o Buba?“, disse ela, perguntando sobre o pronome correto para se referir a personagem.
Um pouco desconfortável, Tati Machado logo corrigiu: “A Buba, isso. Fala a Buba mesmo é uma mulher”, disse a apresentadora. Após rever um trecho da cena do capítulo de ontem, Ana ainda teve outra fala considerada problemática. “E não apanhou, hein? Nossa, mas é maravilhoso isso, né? Porque serve para todo mundo, a gente tem que respeitar a opção das pessoas, seja ela qual for. É dela, né?“, disse.
Tati aproveitou o momento e deixou um recado: “Serve para todo mundo, para a gente refletir os nossos preconceitos, que estão enraizados com a gente. É importante a gente ver um posicionamento desse“, diz.
Assista ao vídeo:
Nas redes sociais o público detonou as falas de Ana:
Leia mais
Gabriela Medeiros quer personagens fora da atmosfera trans
Assim como a personagem, na vida real Gabriela Medeiros é uma mulher trans. No entanto, em recente entrevista ao É de Casa, a estrela de Renascer revelou que sonha em atuar com personagens que fujam da temática trans.
“Eu quero fazer algo de época, é um sonho real. Acho que me conectaria de forma muito única. Eu quero fazer uma personagem que não trate somente sobre essa atmosfera da personagem ser trans, sabe? Eu posso mil e uma mulheres (…) Desmistificar um pouco disse, mostrar outras nuances”, disse a atriz.