Quem foi criança nos anos 90 com certeza aprendeu a lavar as mãos com o Castelo Rá-Tim-Bum ao som de “Lavar as mãos”, de Arnaldo Antunes. Há exatos 26 anos, uma geração com acesso à TV Cultura e as emissoras educativas pelo país cresceu enquanto acompanhava as aventuras de Zequinha (Fredy Allan), Biba (Cinthya Rachel) e Pedro (Luciano Amaral) no castelo de Nino (Cássio Scapin). Foram 40 episódios divididos em quatro temporadas de muita diversão, descobertas e ensinamentos.
O teor educativo da música, que ensina o básico da higiene pessoal, que é lavar as mãos com água e sabão, costuma ganhar regravações de grupos que fazem apresentações de músicas para um público mirim e seus pais e mães. É o caso do Palavra Cantada, Barbatuques e do Tiquequê, que já utilizaram a canção em discos e apresentações ao vivo.
Leia também: Disney comemora o aniversário do Pato Donald
Para relembrar e conscientizar sobre a importância de lavar as mãos nesses tempos de pandemia devido ao novo coronavírus, Luciano Amaral, o eterno Pedro do Castelo, fez uma reedição do clássico. Hoje aos 40 anos, o ator e agora apresentador da ESPN, fez o clipe na sua casa. A incrível direção e edição também é dele. É impossível não cantarolar.
Veja o vídeo e acompanhe a letra abaixo:
Uma
Lava outra, lava uma
Lava outra, lava uma mão
Lava outra mão, lava uma mão
Lava outra mão
Lava uma
Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)
Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma
A doença vai embora junto com a sujeira
Vermes, bactérias, mando embora embaixo da torneira
Água uma, água outra
Água uma (mão), água outra
Água uma
A segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira
Lava uma mão, mão, mão, mão
Água uma mão, lava outra mão
Lava uma mão
Lava outra, lava uma