O SBT acelerou o processo de adaptação de toda a estrutura para a estreia da nova grade de programação. A revista eletrônica da manhã e o programa jornalístico de final da tarde e início da noite exigem várias mudanças, entre elas cenografia, pacote gráfico e um novo jeito de apresentação. Além disso, todas as afiliadas terão que se adequar artisticamente para dar continuidade aos programas em suas versões regionais.
A Coluna do Vannucci teve acesso com exclusividade ao que as emissoras próprias do SBT com jornais locais e as afiliadas receberam de orientações para o ajuste da grade.
A ordem é para que todos os testes sejam feitos para que a estreia nacional e regional do Chega Mais e Agora é Aqui aconteça da forma mais tranquila.
Leia mais:
Atenção com o início da noite
Para as afiliadas, a grade mudança acontecerá no início da noite, principalmente para quem der continuidade ao Agora é Aqui. Essa é a orientação da rede. O horário local pode continuar com os telejornais atuais, mas indicado que as afiliadas consigam desenvolver uma versão regional do Agora é Aqui, afinal há mais tempo para as emissoras. Importante destacar que o nome ainda é provisório e a finalização do novo pacote gráfico só acontecerá após a definição do título do programa.
As equipes das emissoras que retransmitem o SBT já sabem que o novo programa jornalístico será popular e terá alguns elementos do Primeiro Impacto. Além disso, deverão contar com entradas direto da redação ou dos portais, caso as afiliadas possuam uma boa plataforma digital. A Rede Massa é citada como exemplo de estrutura digital.
O Agora é Aqui terá em sua pauta denúncias, prestação de serviços e comentários. As afiliadas receberam a orientação para que invistam em reportagens que comecem em reclamações dos telespectadores e mostrem os problemas de bairros e comunidades. Além disso, devem reservar um espaço considerável para o noticiário policial. O ideal é que essa versão local conte com muitas entradas ao vivo dos vários profissionais e também de comentaristas para analisar os assuntos de interesse regional.
Só falta definir o nome
Apesar do nome ainda não estar oficializado, muito menos quem estará ao lado de Christina Rocha, detalhes artísticos estão fechados. O telão é peça fundamental do cenário, justamente para fazer a comunicação entre os apresentadores e os repórteres.
Se nada mudar, a estreia do Agora é Aqui, Chega Mais e a nova versão do SBT Brasil acontece no dia 26 de fevereiro. E, nos dias seguintes, as demais atrações desenvolvidas para a grade 2024.
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.