O público pernambucano que assiste a TV Cultura através de sua afiliada no estado, a TV Nova Nordeste, fica sem acompanhar o Jornal da Tarde durante cerca de trinta minutos. Isso porque a emissora local corta a primeira parte do telejornal nacional para exibir seu policialesco, o Nova Geral, apresentador por Sergio Dionízio.
Com um programa fora do comum, uma vez que a TV Cultura é uma emissora pública pertencente a Fundação Padre Anchieta e preza pela qualidade de sua programação educativa, a TV Nova Nordeste dá total importância ao conteúdo policial e confunde até mesmo o telespectador.
Nesta segunda-feira (27), a cultura estreou o Jornal da Tarde que substitui o Jornal da Cultura 1ª Edição, e mais uma vez sofreu o mesmo corte. Em suas redes sociais, a TV Nova Nordeste também destacou essa estreia, mas ao invés do horário correto, às 12h30, ela anuncia às 13h00. Graças à coletiva do governo de São Paulo sobre o combate a pandemia do coronavírus, a afiliada pernambucana conseguiu exibir a estreia ao vivo, transmitindo os primeiros minutos gravados e logo em seguida cortando para a coletiva ao vivo.
Ao término da primeira edição do Jornal da Tarde, Joyce Ribeiro convidou o público para assistir ao telejornal no dia seguinte: “Uma boa tarde para você, nos encontramos amanhã, às 12h25”, enfatizou.
Nova Geral
O Nova Geral estreou na TV nova Nordeste em março de 2019, quando a emissora contratou o apresentador Sergio Dionízio, ex- TV Tribuna/Band para comandar o jornalístico que carrega conteúdo policial, prestação de serviço e outras notícias do estado. Além do cenário remeter as notícias mais “pesadas”, chama atenção a identidade visual como o gerador de caracteres que mais parece uma cópia dos telejornais da Globo.
Procurada pelo Portal Alta Definição, a TV Cultura informa que: “A emissora afiliada foi contatada e deve fazer o devido ajuste na grade a partir de hoje (28/04)”. Por outro lado, a TV Nova Nordeste culpou uma falha na recepção do sinal de satélite.
A TV NOVA corta muita coisa da Rede pra exibir conteúdos terceirizados. Muito chato.