A TV Tribuna, afiliada da Band em Pernambuco, deve encerrar o ano de 2021 com uma programação completamente diferente por causa dos problemas financeiros que atinge o Grupo Industrial João Santos. Um dos primeiros programas atingidos foi o de Joslei Cardinot, que saiu do ar na última quarta-feira (10). Em nota, a empresa confirma as mudanças, mas nega que alimentos tenham sido entregues como forma de pagamentos.
Cardinot – como é conhecido no Nordeste – foi contratado pela afiliada da Band depois de não renovar contrato com a TV Jornal/SBT. Na nova casa ele comandava o ‘Cardinot na Tribuna’, mas faltando apenas 2 dias para completar 4 meses no ar, o jornalístico foi encerrado. No entanto, segundo o próprio jornalista ele não vai sair da emissora.
“Amigos, apenas dando uma pausa pra estrear novos Projetos na TV Tribuna/Band. Tá só começando“, disse ele em uma publicação nas redes sociais. Segundo o site Na Telinha, o comunicador deve ficar no canal após comprar um horário na grade de programação local.
No dia da estreia de Cardinot, a TV Tribuna surpreendeu os telespectadores com imagens em estúdio e material externo em HD (Alta Definição). Um mês depois surgiram novos investimentos, com o cenário do programa completamente reformulado, ganhando também nova identidade visual.
Agora, além do ‘Cardinot na Tribuna’, a versão local do ‘Jogo Aberto Pernambuco’ também saíra do ar, ficando apenas o ‘Jornal da Tribuna’.
O que estaria acontecendo
O Portal Alta Definição conversou com algumas fontes ligadas à TV Tribuna que relata ao menos duas situações nos bastidores do canal: a frustração e a perseverança. Profissionais de diversas áreas estariam com os salários atrasados e, para compensar isso, foi ofertado até mesmo uma espécie de ‘cesta de natal’ adiantada.
Mesmo assim, grande parte desses funcionários estão cumprindo seus compromissos normalmente na esperança de que aconteça alguma melhora. Os atrasos nos salários estariam relacionados com o bloqueio nas contas do Grupo João Santos, para pagar processos e dívidas.
O que diz a emissora
Em resposta aos contatos do Portal Alta Definição realizados na última sexta-feira (12), a TV Tribuna enviou e-mail na tarde desta segunda-feira (16), negando que alimentos teriam sido entregues em troca de pagamentos e prometeu regularizar os salários atrasados. A empresa também confirmou a mudança na grade de programação e anunciou a estreia de um novo telejornal.
Leia a nota na íntegra:
“Estamos realizando ajustes em toda a grade local afim de levarmos a melhor programação para quem nos assiste. Para tanto, é necessário um tempo para essa readequação, inclusive hoje estreamos o “Bora Pernambuco” com Eduardo Moura e Eliane Nóbrega ancorando o programa.
Em nenhum momento a empresa sugeriu ou deixou a entender que os alimentos fornecidos pela emissora que conseguiu-se através de permuta seria para substituir salários. Isso é uma inverdade. Nos mobilizamos, inclusive, porque foi sugerido em reunião por funcionários que se fizesse essa permuta.
Honestamente não sei quem é o meio de informação do Alta Definição aqui de dentro da emissora, mas entendo que estão equivocados. Todos os sindicatos que nos procuraram, foram recebidos. Todos os salários serão regularizados e isso é inquestionável.
A TV Tribuna sempre teve compromisso com a quem a faz viva e forte. Tem muita gente aqui que acredita e trabalha arduamente para tudo voltar ao seu eixo”.