Com chamadas no ar desde o último fim de semana, a TV Globo pode cancelar a exibição do Linha Direta desta quinta-feira (18). A decisão deve acontecer para acatar a decisão da Justiça que concedeu uma liminar para a defesa de Jairo Sousa Santos Júnior, o Jairinho, acusado da morte do menino Henry Borel Medeiros, que seria o tema da edição.
Segundo informações da colunista Patrícia Kogut (O Globo), no documento a juíza Elizabeth Machado Louro alega que os motivos da TV Globo exibir o episódio não “são informativos”.
O processo ainda pende de julgamento e a exibição em canal aberto e por emissora de grande alcance não parece servir aos propósitos informativos que possam ser alegados.
Num outro trecho da decisão, afirma ainda que o programa apresentado por Pedro Bial pode influenciar a decisão do júri.
O réu deverá ser julgado por um corpo de juízes leigos e tal exposição poderá colocar em risco a imparcialidade dos julgadores.
O julgamento a que a juíza se refer não tem data para acontecer, no entanto o caso não está em segredo de Justiça.
Por outro lado, a TV Globo afirma que “não comenta questões em discussão na Justiça”.
Leia também: Sonia Abrão sofre críticas na web por silêncio após Linha Direta sobre Caso Eloá
Caso Henry Borel
Em 2021, uma história terrível que aconteceu no Rio de Janeiro tomou conta do noticiário. Um menino de apenas 4 anos morreu no apartamento em que vivia com sua mãe, Monique Medeiros, e o padrasto, Dr. Jairinho, um médico e ex-vereador conhecido no município.
A criança foi levada pela mãe e o padrasto para o Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, no dia 8 de março de 2023. Contudo, os resultados da necropsia realizada pelo IML (Instituto Médico Legal) revelaram indícios de trauma, incluindo hemorragia interna e ferimentos no fígado, sugerindo agressão.
Os suspeitos foram a TV em diversas entrevistas e negaram qualquer crime, chegando a chorar a implorar por Justiça.
Mas após um mês do crime, Monique Medeiros e Jairo Souza Santos Júnior, foram presos sob suspeita de tentar obstruir as investigações.
Para a polícia, Monique tinha conhecimento das agressões que seriam cometidas por Jairinho contra o pequeno Henry.