A oitava reprise do clássico “A Usurpadora” estreou na última segunda-feira (17) no SBT. O objetivo era alavancar a audiência das tardes e melhorar a entrega para o “Fofocalizando”. Apesar do otimismo inicial, os números consolidados da Kantar Ibope Media, obtidos pelo Portal Alta Definição com fontes do mercado, mostram que a trama não conseguiu reverter o cenário de baixa audiência. A novela registrou índices abaixo dos 3 pontos no Painel Nacional de Televisão (PNT).
No primeiro dia, “A Usurpadora” garantiu o terceiro lugar isolado com 2,7 pontos de média e 6,4% de share. Já a RECORD manteve a vice-liderança com 7,0 pontos. Curiosamente, a novela “Quando Me Apaixono”, exibida antes, obteve 3,1 pontos de média e 7,7% de share. Ela figurou entre os programas mais assistidos do canal, ficando atrás apenas do “Fofocalizando”, que consolidou 3,2 pontos.
O melhor desempenho da semana ocorreu na quarta-feira (19), quando “A Usurpadora” alcançou 2,8 pontos de média e 6,9% de share, mas ainda assim ficou atrás da RECORD, que marcou 6,0 pontos.
Receba atualizações em primeira mão!
Já na quinta-feira (20), a novela estacionou em 2,7 pontos de média e 6,7% de share, novamente distante da concorrência. Enquanto isso, “Quando Me Apaixono” segue como um dos destaques do SBT, figurando no Top 5 do canal na quinta-feira ao registrar 3,2 pontos de média. O seriado “Chaves” liderou a audiência do dia na emissora, consolidando 3,3 pontos.
Vale lembrar que, antes de confirmar a exibição do folhetim, o SBT enfrentou críticas do próprio “Fofocalizando”. Na ocasião, Leo Dias pediu para que a alta cúpula colocasse outra trama no lugar da inédita “Meu Caminho é Te Amar”, chegando até pedir pela reprise de “A Usurpadora”.
Há situações piores
Apesar dos índices bem tímidos, A Usurpadora vem conquistando mais audiência que outras atrações do SBT, que são apostas do canal. Para efeito de comparação, o Tá na Hora conquistou 2,2 pontos na segunda, 2,3 na quarta-feira e 2,0 na quinta-feira (20).