Confira o resumo dos episódios da semana da telenovela A Serra, que vai ao ar de segunda a sexta-feira na SIC. De Inês Gomes, a produção estreou no dia 22 de fevereiro de 2021, substituindo Terra Brava na faixa das 22h.
Episódio 156 | Segunda, 27/09
Fátima e Silvério justificam-se ao assistente social. Fátima diz que têm feito de tudo para dar um lar a Anabela. O assistente social fala do acidente com o trator e diz que receberam uma denúncia.
Leonor e Anabela estão tristes. Leonor mostra-lhe a nódoa negra que o pai lhe fez. Leonor pergunta a Anabela se tem estado com o Zezito, achou-o giro.
Jacinta ouve a conversa da irmã sobre a mãe já saber sobre o namoro dela e Nicolau, fica magoada por saber que não fez nada, só contra ela é que fez. Nicolau e Guida queriam falar com Fausto para os ajudar com a Noviça.
Fausto é apanho por Ivone a passar uma receita, diz que só aconteceu duas vezes para arranjar dinheiro para lhe poder pagar o carro. Ivone fica furiosa com os problemas que o irmão lhe pode arranjar. Ivone denuncia o irmão à mãe. Elvira não quer acreditar, mas ela mostra a receita em nome dele. Fausto não consegue dizer nada, está arrasado. Elvira diz-lhe que ele passou das marcas.
Fernando repreende a filha, tem de ter mais amor próprio. Mariana diz que a mãe está furiosa com o regresso de Manuel ao hotel. Mariana acha que os pais deviam fazer terapia de casal.
Fátima desabafa com Guilherme sobre a visita do assistente social. Guilherme diz-lhe que também suspeita de Carlota, mas disfarça. Anabela já sabe sobre a visita do assistente social. Fátima não vai deixar que ninguém a leve, mas diz-lhe que ela tem de ajudar. Anabela conta-lhe que Domingos bateu em Leonor.
Ivone desabafa com Vasco sobre o que Fausto lhe fez. Vasco sente uma dor de cabeça e tem o braço afetado. Ivone diz que amanhã já faz a TAC. Sebastião diz ao filho que amanhã o leva, mas ele diz que não precisa.
Jacinta provoca a mãe quanto ao namoro de Guida. Sãozinha não se opõe, nem ao de Tozé se for para a frente com Marta. Jacinta acha injusto que não trate todos da mesma maneira. Guida fica com pena dela.
Paula ouve Tomás a falar com a mãe sobre Domingos, está curioso em saber quem lhe bateu. Tozé deixa-os sair e conta a Hortense e a Paula que devolveram o dinheiro que tinha pago.
Fernando insiste com a irmã para lhe dizer onde está Vitória. Ela acaba por dizer e pede desculpa por ter provocado Carlota ao dizer que sabia sobre a traição. Manuel diz que vai voltar para o hotel.
Márcio diz a Zezito que se portou bem e este pede o resto do dinheiro. Márcio dá-lhe o dinheiro e avisa-o que ninguém pode saber de nada.
Carlota diz a Salvador que ou trocam de farinha ou deixam de fornecer o hotel.
Gustavo só sente que tem uma vida normal quando Lucinda lá vai. Tomás diz a Sebastião que Leonor convidou-o para ir falar à escola. Ele não vê mal, mas vai falar com Domingos e Rosalinda.
Vasco insiste com Ivone para saber o que se passou. Ivone não consegue parar de chorar, diz-lhe que ele tem um tumor na cabeça. Vasco está conformado que o cancro venceu e diz-lhe que prefere passar o tempo que lhe resta a ser feliz com ela do que a lutar contra a doença.
Rosalinda diz que vai continuar a receber a farinha da sobrinha. Fátima acha que foi tramada por Carlota. Fala-lhe da nódoa negra de Leonor e Rosalinda defende Domingos.
Mariana lê um excerto da notÃcia sobre o moinho de Fátima.
Episódio 157 | Terça, 28/09
Sãozinha mete-se com Elvira por estar tão calada. Paula fica escandalizada com a troca de olhares e a conversa de Moisés e Sãozinha.
Salvador trabalha no site para a mãe, mas repara que ela não está atenta. Carminho diz-lhe que Fernando insistiu tanto com ela que lhe disse onde estava Vitória.
Guida conta a Fátima da visita de Guilherme ao hotel. Nicolau ouviu-o a discutir com Carlota. Fátima desabafa que está a perder clientes, não sabe o que fazer.
Tomás quer falar da nódoa negra de Leonor. Fátima acha que ele sabe que foi Domingos, mas ele não sabia. Fátima pede-lhe que não diga nada. Guida apressa-a para irem ver o vestido de noiva.
Vasco sabe que não há tratamento que o cure e pede a Ivone que sejam felizes até conseguirem, não quer que a famÃlia saiba. Fausto aparece, quer falar, mas Ivone manda-o embora.
Sãozinha diz a Moisés que já começou a trabalhar na peça que ele lhe pediu. Moisés elogia o seu trabalho e convida-a para beber um copo num sÃtio discreto.
Fausto trouxe um bolo para Carminho. A mãe do Salvador percebe que ele não está bem. Fausto diz que se meteu numa alhada e precisa de falar com alguém que não o julgue.
Sebastião diz a Carlota que Fernando foi a Lisboa falar com um contabilista. Ela fica irritada por não lhe ter dito nada.
Fernando aguarda Vitória nervoso. Fernando diz-lhe que veio buscá-la, não sabe viver sem ela.
Fátima quer um vestido de noiva simples. Guida diz que se ela não se tivesse cruzado com Tomás, o seu ânimo era outro. De repente, Guida vê uma mala igual à sua e vai ter com a rapariga, fica a saber que Carminho comprou-a no chinês.
Vitória manda Fernando embora, não quer que os pais o vejam. Fernando quer que ela vá com ele. Vitória percebe que Carlota não sabe que ele está ali e diz que não vai sujeitar-se a ser humilhada outra vez.
Mariana fala de Fátima e Guilherme conta que não há mais acordos, nunca aceitou que a prejudicassem e foi o que fizeram.
Nicolau tenta convencer Manuel a ser atacado pela ‘Noviça’ para descobrirem quem é. Manuel continua a achar que é Sãozinha.
Carminho e Fausto estão alterados por causa do bolo. Jacinta entra em casa, apanha Fausto de mão dada com Carminho e fica a pensar que eles têm um caso.
Tomás fala com a mãe sobre a nódoa negra de Leonor. Aida acha que o filho não deve ir ter com Domingos.
Carlota fica chateada com Fernando porque ele não vem jantar. Mariana conta à mãe que esteve com Guilherme e que ele quer voltar atrás com acordo. Carlota diz-lhe que já é tarde para isso.
Fátima entrega as ervas a Hortense e fala, mais uma vez, sobre que reunião era aquela com Carlota.
Jacinta conta a Salvador que viu a mãe com Fausto. A filha da Sãozinha fica perplexa ao saber que ela se droga.
Guida confronta Carminho por causa da mala. A mãe do Salvador está muito sonolenta por causa do bolo, mas tenta dizer que foram os chineses que a imitaram.
Nicolau fica a saber o que o irmão fez a Ivone. Fausto pede desculpa à mãe, diz que não foi por mal. Elvira diz-lhe que meteu a carreira da irmã em risco.
Carlota aguarda Fernando. Ele chega ao hotel e diz que não resolveu nada. Carlota lembra-o do julgamento. Ele diz que não pode ir e para além disso, não tem a certeza que esteve a dormir ao seu lado naquela noite.
Episódio 158 | Quarta, 29/09
Carminho quer explicar-se a Jacinta, mas ela já sabe o que se passou no dia anterior. Jacinta mostra-se muito indignada por ela consumir drogas. Carminho manda-a calar-se quando Manuel entra na sala.
Sãozinha comenta com Hortense que tem de ter uma conversa com os filhos. Hortense fica espantada por ela dizer que o assunto é sobre amor.
Guilherme está pronto para ir para tribunal. Vasco mente-lhe quanto ao exame que fez.
Fátima conta ao namorado que recebeu um telefonema de uma rede de panificadoras. Guilherme disfarça as suas suspeitas quanto ao telefonema.
Na fábrica, Sãozinha tem esperança que o patrão chegue primeiro que as costureiras. Moisés chega, vai ter com ela e tenta beijá-la, mas ela trava-o.
Nicolau e Guida contam ao Fausto o plano para apanhar a ‘Noviça’. Fausto acaba por alinhar. Salvador pede-lhe que não volte a levar bolos daqueles à mãe.
Sebastião diz que a primeira a ser ouvida é Fátima, que já chegou. Carlota pergunta a Tomás como está a correr, mas ele não diz. Carlota e Silvério trocam olhares de desagrado.
Fátima fala do vÃdeo que Carlota fez de Gustavo a encenar a morte de Artur, diz que o vÃdeo foi destruÃdo por Gustavo e pelo irmão dele. Sebastião sente-se desconfortável.
Cristina vai ter com Guilherme, entrega-lhe um envelope e diz que já colocou os originais no processo.
Moisés observa o decote de Paula e vai ter com ela, pergunta se tem sÃtio onde dormir. Ela diz que vai tendo. Moisés dá-lhe dinheiro e Paula agradece, diz-lhe que está à disposição para tudo.
Domingos justifica-se a Leonor, diz que ficou triste por ela ter convidado Tomás para ir à escola. Leonor pede à mãe para ir ela.
Fernando conta à irmã que vai divorciar-se, foi ter com Vitória a França e tem ainda mais certezas do que quer.
Carlota nega qualquer envolvimento na morte de Artur. Guilherme pede para juntar ao processo os registos das chamadas de Carlota onde consta uma às 2h para Gustavo. Carlota mostra-se nervosa e apanhada em falso, diz que não se lembra de chamada nenhuma. Guilherme mostra o registo.
Aida está muito nervosa, quer ir para tribunal. Moisés diz que só não estão lá porque Gustavo pediu e, além disso, Tomás está com ele.
Tomás confronta Gustavo por ter mentido outra vez e diz a Sebastião que podia trabalhar no circo com tanto malabarismo. Silvério, furioso, avança para Gustavo.
Fátima confronta Carlota por ter escapado, mais uma vez, e avisa-a que ainda vai pagar por tudo o que fez. Guilherme impede o confronto das duas.
Nicolau sugere a Guida que subam para um dos quartos do hotel, diz-lhe que está cheio de saudades dela. Paula vem reservar um quarto, ouve-os a falar sobre a ‘Noviça’ e pergunta se querem ajuda para descobrir quem é.
Elvira arranjou um castigo para o filho, vai começar a pagar renda. Fausto reclama e ela diz que é isso ou fica sem a sociedade da padaria, que foi ela que pagou.
Episódio 159 | Quinta, 30/09
Lena apanha Vasco a chorar e diz-lhe que não tem mal quebrar. Vasco lamenta não ter encontrado Ivone há 20 anos. Lena fica com pena dele.
Ivone dá o seu depoimento e Gustavo fica muito nervoso. Tozé está a depôr e diz que depois de Artur sair do restaurante, Gustavo foi atrás e depois ouviu a carrinha arrancar. Sãozinha afirma da plateia que Gustavo foi atrás dele, sim.
Silvério avisa Lucinda que se livre de escrever que o filho se suicidou. Ela diz que só escreve factos.
Sãozinha diz que não viu nada, mas foi como se tivesse visto, foi a Josefina que lhe contou. Sebastião protesta. O juiz diz que não pode aceitar que deponha, mas vão mandar chamar Josefina.
Marta apanha Nicolau e Guida nos provadores. Guida percebe que Marta deu conta do que estavam a fazer e diz-lhe que a ajuda com Tozé. Marta aceita.
Carminho quer saber se o dinheiro já está disponÃvel. Salvador diz-lhe que está, mas não é para gastar. Jacinta tem saudades da mãe e Carminho aconselha-a.
Ivone discute com Fausto. Nicolau tenta que os irmãos se entendam. Elvira aparece e diz que ninguém precisa de ir a lado nenhum. O Fausto vai começar a pagar renda e a ajudar.
Mariana irrita-se com o pai quando ele diz que vai ficar tudo bem. Ela diz que a cicatriz está péssima e não pode ser operada.
Aida quer saber se o filho tem hipóteses. Sebastião sabe que Tomás não está satisfeito com a defesa, mas pede que confiem e transmitam segurança a Gustavo.
Elvira diz que contratou uma empresa de desratização, o que deixa Fátima irritada.
Paula fica surpreendida ao ver Moisés. Ele mostra-se sedutor. Paula percebe onde ele quer chegar. Moisés toma consciência e muda o discurso. Paula fica incrédula com o que acabou de acontecer.
Sãozinha diz aos filhos para começarem a mentalizar-se que um dia vai ter de seguir com a sua vida. Guida pergunta à mãe se ela tem um pretendente, mas Sãozinha não adianta a conversa.
Fátima recebe um e-mail da diretora da panificadora para marcar uma reunião. Fátima acha estranho depois das notÃcias que saÃram, mas aceita reunir-se. Guilherme sente-se comprometido.
Mariana tenta disfarçar a cicatriz, mas não consegue. Depois liga a Tomás, mas ele não pode ir ter com ela.
Ivone aceita ter um filho com Vasco. Ele fica muito feliz.
Sãozinha conta que vai voltar a fazer pão. Hortense diz que ela parece outra ultimamente.
Paula entra na casa da Sãozinha sem ser vista e esconde o véu da ‘Noviça’.
Fátima gostava que Guilherme chamasse Tomás para testemunhar. Sebastião entra em casa e acusa Fátima de andar com o filho para provocar Tomás.
Episódio 160 | sexta, 01/10
Tomás está ligeiramente embriagado. Mariana fica mais segura com as palavras dele quanto à sua cicatriz e beija-o. Tomás afasta Mariana, mas ela insiste, continua a beijá-lo e a dizer que há muito tempo que não se sente desejada. Tomás deixa-se levar.
Fernando pede a ajuda de Sebastião para se separar, quer que ele faça a avaliação de tudo. Sebastião acha que Carlota não vai aceitar.
Moisés nem quis acreditar quando viu a mensagem de Sãozinha. Ele tenta beijá-la, mas ela recua. Jacinta interrompe o momento dos dois.
Guida mostra o véu a Nicolau. Ele acredita que era mesmo Sãozinha. Ela diz que não é nada, foi alguém que quis culpar a mãe. Mariana liga para Guida levar toalhas ao seu quarto.
Fátima procura por Tomás. Gustavo entra, nesse momento, e pergunta se veio insultá-lo. Aida manda-o para dentro e diz a Fátima que Tomás não dormiu em casa.
Mariana faz de propósito para que Guida veja Tomás. Ele acorda e diz que foi um erro.
Fernando conta a Vitória que Sebastião já esta a tratar do divórcio. Vitória pergunta-lhe se não está a mentir. Fernando diz que não, promete divorciar-se.
Guida conta a Nicolau que Mariana só quis que ela lá fosse levar toalhas para ver Tomás na cama dela e ir contar a Fátima.
Leonor diz que os amigos estão a falar das profissões dos pais. Rosalinda percebe que ela gostava de levar Tomás.
Sãozinha está a contar a sua intervenção em tribunal, é graças a ela que Gustavo não está já cá fora. Paula tenta saber se alguém encontrou o véu.
Diana convida Fátima para ir trabalhar com eles. Ela diz que a vida dela é ali. Diana convence-a a ir uns dias a Braga dar formação.
Mariana vê a publicação de Vitória. Carlota fica aliviada por saber que ela está longe.
Carminho explica-se a Guida, mas ela não quer desculpá-la. Carminho pede a Manuel que a acompanhe lá fora. Carminho diz-lhe que comprou o carro, agora é seu. Manuel não cabe em si de feliz.
Domingos quer falar com Tomás e Sãozinha fica aflita. Tomás pede-lhes que saiam. Domingos pede-lhe que vá à escola falar.
Fátima já conhece Guida, diz que ela está a esconder alguma coisa. Guida diz que Tomás passou a noite com Mariana.
Carminho diz ao filho que gastou o dinheiro todo no carro que era do pai.
Fausto quer fazes as pazes, mas Ivone não consegue desculpá-lo.
Salvador está enervado com os pais. Carminho diz que valeu pela felicidade do pai. Manuel diz que assume as despesas do carro e Carminho diz que volta a fazer malas.
Moisés insiste para Sãozinha lhe dar um beijo. Ela diz que só o dá depois dele se separar. Elvira apanha-os e fica com pena de Sãozinha, conta-lhe que ele fez o mesmo com ela, mas Sãozinha não acredita.