Confira o resumo dos episódios da semana da telenovela A Serra, que vai ao ar de segunda a sexta-feira na SIC. De Inês Gomes, a produção estreou no dia 22 de fevereiro de 2021, substituindo Terra Brava na faixa das 22h.
Episódio 151 | Segunda, 20/09
Fausto fala sobre Sãozinha ser a Noviça. Salvador quer ir à polÃcia, mas Jacinta diz que vai falar com a mãe, Fausto também acha que não é preciso meter já a polÃcia ao barulho. Sãozinha diz a Nicolau que não é a Noviça mas não nega que bateu em Salvador, ele mereceu. Jacinta não o vai impedir se ele quiser fazer queixa. Nicolau ainda na dúvida se Sãozinha é a noviça. Guida diz que se a Tia Zé vivesse na Fraga Pequena, seria ela certamente. É uma tia assanhada e divertida. Salvador diz que não vai apresentar queixa contra ela pelo amor que tem a Jacinta. Sãozinha mesmo assim desdenha, acha que ele não faz queixa por vergonha. Elvira e Paula dizem a Salvador que não vale a pena insistir, só perde o tempo dele.
Tomás diz à mãe que Fátima já tem data marcada para o casamento. Aida diz que tem de esquecê-la, pois ela escolheu Guilherme. Tomás tem a certeza de que ela também gosta dele. Tomás sente saudades de Leonor e envia-lhe mensagem. Rosalinda ainda chateada está com Domingos. Ele pede desculpas a Leonor, diz que não a quis magoar, mas tem medo que Tomás lhe faça mal.
Silvério lê a notificação que recebeu para ir testemunhar. Fátima diz que ela e Ivone também vão. Pede ao pai para não armar confusão. Elvira traz bolo, já sabe que tem data para casar, quer muito ajudá-la com o que precisa.
Carlota diz que tem tudo encaminhado para Guilherme e Fátima viverem noutro local. Guilherme receia que Fátima não deixe Anabela. Marta fica admirada ao ver o irmão, ele inventa que veio ter com ela. Guilherme cruza-se com Marta e mente-lhe, diz que veio pressionar Carlota pelo que fez a Fátima e usou-a como desculpa. Marta fica feliz por ele já ter data marcada para o casamento.
Carlota diz que vai investir numa rede de padarias. Fernando não percebe o interesse pela área. Carlota diz-lhe que não pediu a sua opinião, era só para não estranhar o movimento de dinheiro.
Lena arruma as estantes e gavetas enquanto procura um documento, descobre um passaporte que não é de ninguém lá de casa e fica intrigada.
Tozé estranha Jacinta estar a dar-se tão bem na casa de Carminho. Francisco oferece um colar a Carminho, mas Manuel entra nesse momento e Carminho recusa o presente. Manuel diz a Carminho para não demorar muito a mudar-se, compreende que vá ser feliz. Carminho furiosa, diz que se foi vigiá-la também viu que não aceitou o colar, ele é o homem da sua vida com ou sem pantufas.
Mariana pede a Tomás para ir com ela a uma consulta de cirurgia plástica a Coimbra. Tomás hesita, mas aceita.
Gustavo está arrependido de ter dito que era a favor de agir em relação à suspeita de Domingos, agora quem leva com as culpas é Tomás que não fez nada. Tozé diz que foi lá meter a metade final do dinheiro no apartado, espera que as chantagens parem.
Paula mente a Elvira diz que está a ficar num quarto, pede para chegar atrasada meia hora porque está a fazer fisioterapia. Moisés elogia tanto Sãozinha que fica atrapalhada e foge para a rua.
Episódio 151 | Terça, 21/09
Carlota pede a Sebastião que trate das formalidades do grupo de rede de padarias que vai comprar. Sebastião estranha ela estar tão interessada em panificação. Sebastião mostra-lhe o passaporte falso para o Dr. Trindade
Simão pede desculpas a Fátima, ela diz que não tem de pedir desculpas, não se admirava que a ideia tivesse sido de Anabela. Fausto pede-lhe mais farinha. Fátima ouve a conversa de Paula e Nicolau. Paula inventa uma desculpa.
Mariana agradece a Tomás ter ido com ela. Ele sabia que ia correr bem, diz que devia começar a sair. Está preocupado com Leonor. Guida fala do casamento de Fátima, ele continua a achar que não é a pessoa certa para ela, mas sabe que perdeu.
Fátima está escondida e vê Paula e Tozé entrarem no restaurante. Carlota continua a dizer que não fez nada a Domingos, mas agradece a quem fez. Eles não acreditam nela. Tozé dá pela presença de Fátima, ficam sem saberem o que ela ouviu. Fátima continua à espera de perceber o que se passa ali. Hortense inventa que era uma reunião do rancho, mas Fátima não fica convencida. Fátima conta a Guilherme o que se passou no restaurante, ele também acha estranho Carlota ter ido lá só para dizer que não dava dinheiro. Fátima tem a certeza de que estão a esconder alguma coisa. Fátima vem irritada com o que se passou no restaurante. Avança para as sacas, algo na disposição delas a fez hesitar, olha em volta para ver se está tudo bem. Atende a tia que lhe pede mais farinha.
Silvério dá raspanete a Anabela por ter pegado no trator e ter batido em Carlota. Ela diz que Carlota é que fez marcha atrás e foi bater nela. Silvério diz-lhe que vai ficar na escola todos os dias para ter apoio ao estudo.
Rosalinda repara no interesse de Leonor a falar com Zezito. Leonor vai para casa mal vê Aida que repara na nódoa negra, diz que mete as mãos no fogo por Tomás que não era capaz de ser violento, Rosalinda atira-lhe à cara que também deve meter por Gustavo e vai ser julgado. Aida comenta com os filhos a nódoa negra de Leonor. Gustavo não vê mal, os miúdos caem e magoam-se. Tomás fica a pensar que ela não lhe respondeu e não é habitual, mas amanhã já está com ela e conversa sobre isso.
Carminho e Manuel acabaram de tomar banho porque estiveram a fazer amor. Ele relembra quando estiveram enamorados em Miami. Manuel recebe uma chamada para vender o terreno. Jacinta arruma a casa, está nervosa.
Guida lava uma toalha quando a mãe chega junto e lhe pede uma opinião. Quer saber como é que uma mulher sabe que um homem está interessado nela. Guida pergunta se há alguém e ela diz que é só uma hipótese.
Elvira acha que Nicolau voltou, mas ele só veio buscar roupa. Ela diz que se sai com aquele saco já não vem buscar mais. Silvério interrompe, Nicolau diz que não aguenta e sai. Silvério precisa falar sobre o que Anabela fez.
Ivone coloca gelo no braço de Vasco, diz que é normal doer. Vasco fala em quanto gostava de ter filhos com ela. Ivone diz que é um sonho antigo, mas agora não é prioridade. Vasco confessa ao pai que queria ter um filho com Ivone. Sebastião não acha boa ideia, tem de forcar-se na saúde e em ficar bem. Lena observa Sebastião intrigada. Ele dá por ela, diz-lhe que está a analisar um contrato de Carlota.
Sãozinha comenta que Hortense chegou chateada. Guida diz que Tozé foi jantar com Marta. Ela diz que ele é esperto, não é como Jacinta e diz a Guida que meta os olhos nele. Guida fica com pena de Nicolau por estar a ouvir aquilo.
Episódio 152 | Quarta, 22/09
Manuel diz ao filho que se tudo correr bem o terreno amanhã será vendido. Carminho já não aguenta o cheiro a lixÃvia das limpezas de Jacinta. Salvador manda Jacinta parar, diz-lhe que ela não tem de limpar.
Fernando tem uma carta das Finanças a pedir justificação das receitas de 2018. Lena ouve ele dizer que para Sebastião isso não custa nada justificar, comparado com o que já fez.
Guilherme surpreende Marta a entrar em casa. Marta conta-lhe que dormiu com Tozé, decidiu seguir os seus conselhos. Guilherme mostra-se inseguro, tem medo de perder Fátima. Diz que ela é tudo para ele daà a insegurança. Marta tranquiliza-o.
No hotel, Nicolau chama Guida e conta-lhe que Marta passou a noite no hotel com Tozé e foi ela que pagou. Guida acha estranho o irmão não ter pagado. Guida tem pena da mãe por acharem que é a noviça. Manuel parece reconhecer o discurso de Guida, é igual ao de Nicolau. Manuel agradece, mas diz que não vai voltar a trabalhar no hotel. Manuel de saÃda para tratar da venda do terreno, Carminho diz que ou troca de roupa ou não vai.
Tozé está desconfortável. Tomás agradece a visita dele ao irmão, fica feliz por receber sms de Leonor. Gustavo diz a Tozé que pode dizer o que quiser em tribunal, o juiz já sabe tudo. Ele conta que Fátima apareceu na reunião. Tomás diz a Leonor que não foi ele que mandou bater no pai. Leonor acredita nele. Tomás hesita em perguntar o que foi aquilo no braço. Ela desvia a conversa e diz para irem comer o bolo, ele diz que hoje têm mesmo que fazer os trabalhos de casa. Tomás conta peripécias dele e Leonor ri-se, diz que podia ir à escola contar aquelas histórias quando for o dia das profissões dos pais. Leonor nervosa, inventa desculpa sobre a nódoa negra.
Hortense repara em algo escuro na farinha, grita a Tozé que está um rato na farinha. Ele diz que está morto, ela não quer saber manda-o deitar tudo fora. Jacinta e Fausto em cima de uma cadeira com medo. Dizem que está um rato na farinha. Salvador diz que está morto, Simão já não quer o pão. Rosalinda diz que Fátima é sempre tão cuidadosa, pede a Salvador para a avisar para parar as entregas.
Sebastião fala ao telemóvel com o Dr. Trindade, Lena interrompe a conversa, diz-lhe que viu o passaporte e também ouviu a conversa de Fernando a dizer que para ele era fácil fugir a impostos. Sebastião dá-lhe a volta, ela acredita e pede desculpa.
Moisés oferece chocolates a Sãozinha, elogia-a, ela percebe que está a acontecer tudo o que Guida disse. Afasta-se quando Aida entra, que não desconfia de nada. Moisés segue Sãozinha, quer conhecê-la melhor. Manuel acusa-a de ter batido nele e no filho. Sãozinha diz que só bateu no filho, diz que não é a Noviça. Moisés defende-a.
Hortense diz que Carlota quer que arranjem outro fornecedor de farinha. Se a imprensa soubesse era o que bastava para estragar o negócio. Fátima verifica todas as sacas. Beto já não quer fechar contrato com ela, e no que depender dele não irá fazer com mais ninguém. Fátima tenta explicar-se, mas sem sucesso. Rosalinda verifica a farinha, não tem nada. Ela não percebe, Fátima é sempre tão cuidadosa. Domingos insiste para ser ele a ir buscar Leonor. Ivone diz que já está a ser divulgado nas redes socias que a farinha de Fátima tinha ratos e excrementos. Fátima já abriu uma série de sacas, estão todas contaminadas. Fátima vira uma saca e percebe que tem excrementos, mas não tem rato nem buracos.
Guida troca mensagens e Nicolau fica triste acha que é com outro. Guida confessa-lhe que é com o pai, mas ninguém pode saber. Guida quer apanhar a Noviça. Elvira diz ao filho que pode voltar, Silvério não dorme mais lá.
Manuel dá um ramo flores a Jacinta, ela fica irritada, diz que não gosta de abusadores. Jacinta envergonhada por perceber que também trouxe para Carminho e acaba por pedir desculpas. Carminho diz que têm de festejar a venda do terreno.
Mariana diz que Carlota quer que fale com os jornalistas para arruinarem o negócio de Fátima. Fernando não quer saber mais disso, pergunta como foi a sua saÃda à rua.