Confira o resumo dos episódios da semana da telenovela A Serra, que vai ao ar de segunda a sexta-feira na SIC. De Inês Gomes, a produção estreou no dia 22 de fevereiro de 2021, substituindo Terra Brava na faixa das 22h.
Episódio 159
Fernando sente-se honrado e agradece a presença do Secretário de Estado no evento do hotel, Manuel apresenta-se e fala com ele. Lucinda quer saber novidades sobre o desaparecimento de Leonor, Gustavo diz que nem pense em publicar nada. Rémi confirma com Manuel que é Jacinta e foge dali. Rémi está muito nervoso e tenta acalmar-se, Manuel diz que vai pedir para lhe trazerem água. Rémi confessa-lhe que é o pai de Jacinta, de Guida e de Tozé. Manuel fica em choque.
Nicolau não deixa Fátima entrar, diz que está a decorrer um evento e só pode deixar entrar quem está na lista. Fátima distrai-o e consegue escapar-se para dentro do hotel.
Carlota faz sinal a Fernando para levar o Secretário de Estado assim que vê Fátima entrar. Fátima está furiosa, diz que quem vai pagar a formação é ela. Carlota provoca-a, diz que devia ter aproveitado, era maneira que largava o cheiro a ovelhas. Fátima dá-lhe um estalo frente a todos no evento. Tomás ao ver Fátima transtornada vai ter com ela para saber o que se passa. Ela diz-lhe que volte para a festa. Ele diz que ia à guarda saber se há novidades sobre Leonor, ela pede desculpa por nem ter perguntado, diz que hoje não está no seu melhor. Ele oferece-lhe boleia e ela aceita desde que não conversem sobre o que se passou, diz para ele perguntar à sogra dele ou à Mariana. Esta fica furiosa ao vê-los arrancar juntos. Carlota está furiosa, diz que Fátima vai pagá-las. Fernando diz que devia parar com esta guerra, ainda vai acabar mal. Mariana está furiosa porque viu Fátima sair com Tomás. Carlota não quer saber disso. Mariana vem tirar satisfações por ter visto Tomás sair com Fátima. Ele diz que só lhe deu boleia até casa. Mariana conta-lhe que Guilherme pediu ajuda à mãe para lhe arranjar emprego em Braga, foi por isso que ela deu um estalo à mãe.
Guilherme e Sebastião discutem por ele estar a ajudar Ivone. Guilherme diz-lhe que devia pensar mais nas vontades de Vasco e deixar a antipatia com Ivone de lado. Sebastião acusa-os de serem palermas quanto às mulheres.
Lena diz que as pessoas ficaram a comentar o que se passou, deviam distraí-los. Gustavo irritado com Lucinda porque vai publicar o que se passou. Carminho repreende Jacinta por estar a roubar comida.
Sãozinha queixa-se a Tozé que as irmãs não lhe atendem. Hortense está preocupada porque Ivone quer ter um filho de Vasco. Tozé acha muito bem, se era isso que queriam.
Fátima conta ao pai sobre o estalo que deu a Carlota, ele diz que gostava de ter lá estado para ver. Pergunta o que foi desta vez, ela diz só que Carlota tentou meter-se com ela. Anabela está aborrecida porque já não vai para Braga.
Guilherme conta a Marta que discutiu com o pai. Tozé diz a Marta que não vai com ela para Nova Iorque, é o sonho dela, mas não o dele. Marta fica irritada.
Sãozinha saboreia os salgados que Jacinta trouxe da festa, mas diz que se fosse ela a fazer estavam melhores. Guida espera que o estalo que Fátima deu saia em todas as revistas. Sãozinha conta a Guida que Ivone quer ter um filho de Vasco.
Ivone conta-lhes que quer ter um filho de Vasco, Elvira acha que ela não está a pensar bem. Nicolau acha tudo estranho e Fausto diz que se era essa a vontade de Vasco e dela, que devem respeitar.
Guida adorava ter a coragem de Fátima e distribuir chapadas por quem merece. Guilherme grita que nunca vai desistir dela, Fátima vai levá-lo a casa, está bêbado. Silvério tenta saber o que se passou, Guida diz que quem tem de lhe contar é Fátima. Guilherme está alcoolizado, tenta manter o equilíbrio. Fátima diz para ele ir embora. Ele diz que errou, mas ama-a muito, não quer viver sem ela.
Carlota toca-lhe, mas Fernando não consegue retribuir. Ela pergunta quanto tempo acha que vai aguentar a fugir dela. Ele diz-lhe que não o pode obrigar a apaixonar-se por ela novamente.
Tozé diz à mãe que ele e Marta estão meio chateados. Sãozinha tem pena, diz que ela é boa rapariga e ele diz que ela vai ser boa rapariga para Nova Iorque. Sãozinha muda de opinião e diz que ele não pode ir com e que mulheres há muitas, família é que não.
Manuel diz a Rémi para ficar descansado porque não vai falar nada do que ele lhe contou. Rémi acha que filhos acabam por aceitá-lo. Guida acha querido Ivone querer ter um filho de Vasco. Carlota ainda mais irrita com a notícia que saiu na revista. Mariana pede à mãe para deixar Fátima voltar a fornecer farinha, pois quer impressionar Tomás. Este vai atrás de uma pista sobre Leonor, Mariana diz que vai com ele.
Episódio 160
Fátima diz que tem de fazer-se à vida e conquistar clientes. Valter diz que Carlota apresentou queixa dela, tem de acompanhá-lo. Guilherme diz a Fátima que é provável que ela e Carlota sejam chamadas a depor. Guilherme pede desculpas pelo comportamento no dia anterior, mas o que disse sobre o que sente por ela, é verdade. Fátima pede-lhe tempo. Fátima liga a clientes a informar que está de volta. Um deles encomenda duas sacas de farinha e Fátima fica mais animada.
Elvira preparou o pequeno-almoço a Domingos. Ele continua a fingir que não sabe delas. Aida vem ver se já sabe de alguma coisa, acusa-o de não o ver preocupado.
Fernando pede a Vitória que não desligue. Fala sobre o amigo que ficou com um cão dela, está satisfeito e está a pensar comprar outro. Vitória despacha Fernando ao telefone. Salvador fala da notícia sobre o estalo que Fátima deu à tia e Vitória ri-se por ela ter tido coragem. Fausto acha que Vitória está a ser muito corajosa ao decidir ter o filho sozinha.
Carlota vê o telemóvel de Fernando e encontra uma chamada para Vitória, ele diz que ela não pode controlar tudo o que ele faz e ela diz que pode sim. Mariana ouve o pai falar sobre a chantagem que Carlota lhe fez e quer saber que chantagem é essa. Fernando tenta disfarçar, mas Mariana quer saber de que chantagem falam. Carlota cede e inventa uma desculpa. Mariana pergunta o que ela está a fazer para prender o pai. Carlota manda-a não se meter.
Paula pinta as unhas e deixa cair o frasco no cortinado, disfarça. Elvira acha bem o estalo que Fátima deu a Carlota. Sãozinha pergunta como ela está, já que vai ser avó de um neto de pai morto. Paula goza com Sãozinha por ter ficado em casa com ressaca.
Marta está a trabalhar quando tem uma crise de epilepsia. Guida liga a Lena que lhe diz o que têm de fazer. Marta está envergonhada, Lena diz que o que mais importa é que ela está bem e já está em casa. Sebastião diz que têm de ir ao médico. Marta abalada porque acha que nunca vai ficar bem.
Uma testemunha reconheceu Rosalinda na fotografia, viu-a com uma criança ao colo e entrou num carro velho cinzento. Tomás não quer contar isto a Domingos. Mariana ganha pontos com Tomás ao dizer que estava a tentar ajudar Fátima. Tomás não consegue concentrar-se, liga a Fátima a dizer que precisa falar com ela por causa de Leonor. Fátima lembra-se que Domingos tinha um carro velho, mas não se lembra da cor, diz que vai perguntar à tia. Ele pede que não fale com o tio. Fátima fica incrédula ao ver Tomás defender Mariana.
Jacinta está com um jarrão antigo e valioso nas mãos e Manuel com medo, tenta tirá-lo das mãos. Jacinta acaba por o deixar cair. Manuel fica muito aflito. Rémi apressa-se a colocar os óculos de sol quando vê Jacinta. Manuel e Jacinta pedem ajuda para arranjar o jarrão, ele conhece uma pessoa que pode ajudar. Jacinta avisa Manuel que pagam a meias. Jacinta repara que olham para ela.
Guilherme conta a Silvério que fez um acordo com Carlota, foi ela que arranjou o trabalho em Braga, ele só queria proteger Fátima. Silvério diz que vai ser difícil ela perdoá-lo, mas mostra-se compreensivo.
Nicolau faz um barquinho de papel com a reserva da viagem e manda Guida apanhar. Ela quer ir à polícia fazer queixa porque lhe roubaram a mala que Carminho fez. Ele diz que a vendeu para comprar a viagem, Carminho foi cúmplice.
Mariana quer saber se Vitória anda a dar em cima do pai. Vitória diz que ele lhe ligou por causa de um cão, mas nunca mais tinham falado. Mente, diz que está numa relação com Fausto e que Fernando enganou-a, foi só mais uma na vida dele.
Episódio 161
Silvério desconfia que Domingos tenha ajudado Rosalinda a fugir com Leonor. Elvira quer saber se sempre vai viver com ele agora que Fátima vai ficar. Ele diz que sim, falam com ela e de certeza que Fátima não se importa.
Sãozinha tenta que Marta largue Tozé, diz que ele é como o pai e só está a passar o tempo. Marta diz que Tozé é que tem de decidir o que quer fazer da vida dele, pode custar-lhe, mas tem de aceitar.
Ao jantar, Manuel diz a Salvador que vai ser o novo diretor de operações do hotel, Carminho diz que não é bem assim que as coisas funcionam. Salvador acha melhor o pai não criar expectativas porque não tem experiência e o conselho de administração tem de concordar. Estranham a atitude nervosa de Jacinta, que esconde que está assim por causa do jarrão.
Guida está eufórica com a surpresa de Nicolau, sonha com as viagens que um dia vai fazer com ele. Fátima fica contente pela amiga, mas não esconde estar magoada porque Tomás defendeu Mariana. Guida diz que devia ter lhe contado que foi ela que a empurrou, mas Fátima acha que ele não ia acreditar. Fátima desalentada diz que não vai longe a pensar só no trabalho.
Tomás repreende a mãe por ficar a trabalhar até tão tarde. Ele já falou com Sebastião que ia tentar meter o telemóvel de Domingos sob escuta para saber se fala com elas.
Domingos fala ao telefone com Rosalinda e diz que em breve estará com elas, está a tratar do trespasse da loja. Tenta aparentar normalidade ao falar com Leonor. Rosalinda e Leonor estão num quarto de pensão e diz que tem medo, não sabe se fizeram a coisa certa. Leonor fala com o pai, não percebe porque têm de ir para a Alemanha. Rosalinda diz que é o melhor para todos, mas Leonor não quer ir e pergunta como vai ser para ver Tomás. Rosalinda diz que ele é rico e pode ir à Alemanha visitá-la. Leonor não se conforma pois não quer separar-se das pessoas de quem gosta.
Guida agradece a Rémi ter comprado a mala a Nicolau, está muito feliz em poder viajar, era o seu sonho, diz que foi o pai que lhe pegou essa vontade. Rémi sente-se culpado quando ela diz isto. Fala com Lucien e diz que vai enviar-lhe uma mala de uma estilista para ele lançar no mercado.
Aida atraída pelo barulho, repara no cortinado todo sujo, diz que acidentes acontecem, mas quer sabe quem foi. Ninguém se acusa e ela manda-as a todas fazerem horas extra. Paula fica aliviada porque não foi descoberta.
Silvério já sabe o que Guilherme fez, ele contou-lhe. Fátima não consegue sequer olhar para ele, sente-se traída. Tenta saber sobre o carro do tio Domingos e diz ao pai que não se opõe que Elvira vá viver com eles. Tomás pede ajuda a Elvira para conseguir uma fotografia do carro de Domingos e pede descrição. Aida tem dor forte nas costas, mas não quer ir ao hospital. Elvira ajuda-a a deitar-se. Aida está cheia de dores, fecha negócio com a lã de Silvério. Sãozinha massacra Elvira por causa do verniz, fica com ciúmes da cumplicidade dela com Silvério. Paula sugere que Aida contrate uma supervisora, mas Aida não quer fazê-lo.
Guida está muito entusiasmada com o cruzeiro, diz a Nicolau que não precisam fazer seguro de viagem. Guida diz a Carminho que está feliz com a viagem, mas não se conforma em ter ficado sem a mala. Ela diz que quando puder faz outra para ela.
Lena fala da quebra de faturação no bar do hotel. Carminho fala de colocar Manuel como Diretor Operacional. Fernando diz que ele não tem perfil nem experiência. Manuel ouve Carminho dizer que também acha que ele não seria capaz de fazer o serviço.
Fátima avisa-os que já não vai para Braga, vai começar do zero. Jacinta diz que pode contar com ela e com a mãe para ficar com a farinha. Salvador diz que podia aproveitar a ideia de Tomás e fazer visitas ao moinho, ela diz que por enquanto não.
Gustavo desafia o irmão para irem dar uma volta juntos depois do trabalho. Tomás não tem vontade por causa da situação de Leonor. Valter vem interrogá-lo, quer saber como foi o seu dia quando elas desapareceram.
Manuel sente-se desgostoso porque Carminho não acredita no seu potencial. Salvador diz para não ser tão dramático. Manuel apresenta-lhe Rémi, a quem pede opinião sincera quanto à forma como gere o atendimento no hotel.
Carlota mostra-se preocupada com Marta, acha que deviam pensar no trabalho dela ali, o hotel é muito stressante para a situação dela. Sebastião diz que é melhor tratar de uma coisa de cada vez. Mariana conta à mãe que Vitória está num relacionamento com Fausto.
Márcio liga a Guilherme, tem uma coisa para contar-lhe que pode ser do seu interesse. Guilherme aceita encontrar-se. Márcio conta que foi apanhado com droga e queria que ele fosse o seu advogado, sabe que foi estúpido, mas pode ajudá-lo a prejudicar Carlota se ele o ajudar também.
Episódio 162
Fátima carrega sacas de farinha quando repara que está uma carta a sair do correio. Fátima lê a carta que Guilherme lhe escreveu e fica emocionada. Guida lavada em lágrimas depois de ler a carta de Guilherme, na qual pede desculpas, não a quer perder e a quer fazer feliz. Guida não sabe o que fazia se fosse com ela, mas Carlota consegue convencer toda gente. Guida diz a Fátima que Carlota deu o nome dela para ir depor.
Hortense mostra-se indignada com o que Ivone quer fazer. Sebastião queixa-se que fica pior com Guilherme e com Lena. Hortense acha que a filha devia meter juízo na cabeça de Ivone. Lena apoia Ivone. Sebastião diz que no que depender dele não vai deixar que Ivone tenha o filho.
Jacinta veio entregar uma encomenda e pergunta a Remi se já sabe alguma coisa sobre o jarrão, diz que não dormiu nada, o melhor é dizer a Carminho, pois odeia mentiras. Remi diz que é um trabalho que demora porque é minucioso e a peça é grande. Pergunta a Jacinta se acha que sai à mãe ou ao pai. Jacinta diz que sai à mãe, o pai não vale nada.
Nicolau fala com Guida ao telemóvel, combina irem tomar um copo logo, assusta-se com Carminho, que pergunta porque não vão ao bar do hotel, ele queixa-se dos preços, ela diz que vai haver happy hour no bar.
Marta reconhece o escritor e destrata-o, fala para que todos oiçam que fechou uma colega sua no seu gabinete. Lena leva Marta dali e Fernando desculpa-se ao escritor.
Tomás conta que foi falar com Fátima por causa do carro, Mariana fica zangada, mas disfarça. Também pediu a Elvira se conseguia uma fotografia. Tomás diz que Fátima continua sem acreditar que ela quer ajudá-la.
Domingos rejeita a proposta de trespasse. Silvério vem apelar ao bom senso, se sabe do paradeiro delas é melhor acabar com isto ou vai ter problemas. Domingos mantém a versão que não sabe delas.
Elvira procura fotografia do carro, Nicolau ajuda-a e encontra uma. Ela diz-lhe que vai ter de tomar conta da casa que agora vai passar mais dias na casa de Silvério. Nicolau conta que sonhou com a gravidez da irmã.
Sãozinha e Guida falam de Nicolau e Rémi, ela acha estranho ter comprado uma mala tão cara, Guida diz que ele é sério, tem o marido no Canadá. Jacinta já o conheceu, parece-lhe boa pessoa. Guida tem de ir depor.
Fernando muito atenciosa para escritor hospedado no hotel. Ele diz que o único desejo é que despeça Marta, assim talvez não apresente queixa. Fernando diz que sim, só para ele se acalmar. Diz a Mariana que não vai despedir Marta. Carlota fala em tom simpático com Marta para que não pareça que a está a despedi-la. A conversa descamba e ela diz que se não fosse filha de Sebastião não tinha passado do primeiro dia. Marta chama-a de cabra e diz que isto não fica assim.
Manuel desanimado, mente e diz que está assim por causa do despedimento de Marta. Rémi comenta que ainda bem que fizeram as pazes, Manuel faz sinal para não falar. Carminho não gostou da intromissão. Hortense fica admirada por Rémi perguntar por Tozé.
Vitória diz a Fausto que disse a Mariana que estavam juntos, ele diz que não tem mal. Vitória não sabe como contar aos pais sobre a gravidez. Fernando, incomodado, assiste a cumplicidade deles.
Elvira dá fotografia a Tomás, onde aparece a matrícula. Elvira diz que tinha de ajudar, não sabe se há de estar preocupada ou irritada com o que a irmã fez. Tomás entrega a foto do carro a Sebastião, diz que há grandes possibilidades de Rosalinda ter fugido nele. Sebastião diz que o Juiz não aceitou meter o telemóvel de Domingos sob escuta, vai falar com a guarda para voltarem a interrogá-lo.
Carminho quer ir à polícia fazer queixa do roubo do jarrão, Salvador diz para ir ao hotel e pergunta ao pai se o viu. Jacinta conta a Salvador que foi ela e o pai que o partiram.