Confira o resumo da semana da telenovela A Serra, que vai ao ar de segunda a sexta-feira na SIC. De Inês Gomes, a produção estreou no dia 22 de fevereiro de 2021, substituindo Terra Brava na faixa das 22h.
Capítulo 141 | Segunda, 06/09
Tozé diz que a reunião não serviu para nada. Gustavo pergunta se falaram muito mal dele, ao que Tozé não desmente e aconselha-o a contar a verdade. Gustavo diz que não é assim tão fácil e lembra-o do pacto que têm com Carlota sobre a morte Augusto.
Fátima ouve um barulho enquanto conduz, para o carro e percebe que tem um pneu furado. Márcio para a sua carrinha ao lado dela e pergunta se pode ajudar. Fátima fica assustada, tenta parecer calma, mas sente medo. Márcio diz a Fátima que ela tem de parar de provocar Carlota, aperta-lhe o pescoço e arrasta-a para a carrinha. Tomás aparece e trava Márcio, salva Fátima e ajuda-a a trocar o pneu. Tomás avisa Carlota que se ela ou alguém voltam a tocar em Fátima, ele acaba com ela. Mariana entra e Tomás sai. Carlota inventa uma desculpa à filha para justificar Tomás ter estado ali, diz que ele veio porque acha que ela pressionou Gustavo a não falar do vídeo.
Mariana quer saber junto de Fernando se ele sabe qual a razão que leva Vitória a fazer uma viagem repentina, mas Fernando diz que não. Fernando fica enervado por Vitória ter fugido por causa de Carlota, está decidido a pedir o divórcio.
O bolo de Carminho não ficou bom, mas Jacinta diz que com a prática ela vai conseguir. Salvador diz-lhe que se cruzou com a mãe dela e acha que ela nunca vai gostar dele, Carminho pensa em fazer um jantar para juntar as famílias, mas Jacinta não acha boa ideia, pois a mãe não sabe conversar. Jacinta avisa a mãe que não quer que maltrate Salvador, nem a família dele. Sãozinha manda-a calar-se pois enquanto morar ali é sua filha, finge que se sente mal quando Jacinta diz que não a vai convidar para o seu casamento.
Guida descobre uma mala e faz um esgar de nojo, diz para si mesma que Malu não gosta de mulheres. Malu entra e Guida disfarça, finge que acabou de fazer a cama, Malu dá-lhe um presente e Guida, encantada, vai experimentar. Guida diz a Nicolau que encontrou uma mala cheia de “Nicoletos”, que afinal Malu não gosta de mulheres.
Marta não consegue parar de pensar no irmão. Lena diz que vão superar juntos, conta-lhe que fez as pazes cem a mãe. Sebastião conta a Fernando que o cancro de Vasco voltou. Fernando mostra-se disponível para ajudá-lo com os melhores especialistas. Guilherme partilhou o estado de saúde do irmão com Fátima, que se mostra esperançosa, aconselha-o a falar com Ivone. Guilherme volta a falar em casar e Fátima abraça-o apesar de mostrar um ar de angústia.
Manuel e Carminho em pânico porque o Vereador não atendeu Manuel e agora tem o telemóvel desligado. Salvador estranha o tom da mãe, Manuel mente ao filho, diz que a reunião correu bem.
Aida chega a casa acompanhada de Paula, diz que ela vai ficar ali hoje, pois não tem onde dormir. Gustavo não gosta da ideia, ela fala-lhe da reunião com Carlota enquanto Aida vai buscar as coisas para lhe fazer a cama no sofá.
Fátima sabe que Tomás foi falar com Carlota, ele esclarece que a ameaçou e avisou que se voltar a tocar-lhe, acaba com ela e com Márcio. Tomás pede a Fátima que diga a Leonor que está à vontade para dizer o que quiser ao juiz. Guilherme avisa os pais de Leonor que não podem manipular a jovem, ela tem de dizer o que sente, se o juiz perceber que ela foi pressionada vai ser pior.
Hortense volta a trabalhar no dia seguinte, ficou mais animada depois de fazer as pazes com a filha, Lena. Falam da doença de Vasco, Sãozinha aproveita para criticar a vida da família de Vasco. Jacinta informa a mãe que não vai dormir em casa.
Capítulo 142 | Terça, 07/09
Silvério está de saída, Elvira não se despede dele porque sente pressão da parte dos filhos. Ivone conta que Vasco está doente, o cancro voltou. Vasco está cheio de energia, veio tomar o pequeno-almoço com Ivone. Esta pede-lhe que confie nela e faça todo o protocolo de tratamentos, Vasco cede e diz que vai tentar.
Paula escolhe a roupa que vai vestir, Moisés observa-a com ar interessado. Tomás repara e lança um olhar reprovador ao pai e de seguida oferece dinheiro a Paula para pagar um local para dormir.
Fernando tenta ligar a Vitória e deixa-lhe mensagem no telemóvel. Mariana diz que Carlota quer combinar um jantar de família, Fernando mostra-se indiferente e diz-lhe para ela fazer como entender. Carlota, ao telefone, pergunta por Vitória, Carminho diz que ela viajou para ver os pais, mas não sabe para onde foi. Carminho diz a Manuel que Carlota convidou-os para um jantar para animar Mariana.
Carminho lê no jornal que andam atrás do Vereador devido a suspeitas de corrução. Manuel fica arrasado. Carminho quer contar a Salvador, ele diz que não pode dar-lhe mais este desgosto, também não podem ir à polícia, pois o que fez foi suborno e é considerado crime.
Nicolau e Guida estão de ressaca. Malu vem do wc, diz que nunca tinha apanhado uma bebedeira tão grande. Nicolau e Guida não se lembram de nada e apressam-se a sair. Guida fala com Nicolau sobre Malu, tem medo que ela tenha abusado deles. Manuel está triste porque foi roubado. Nicolau consola-o. Ele pede que não contem ao filho.
Tomás apanha Elvira sozinha e diz que gostava que ela o ajudasse com Leonor, ele não quer o mal dela. Sãozinha fala do genro de Elvira e ela manda-a trabalhar pois ainda lhe faltam terminar três capotes, Sãozinha diz que estava no último e fica desconfiada.
Fátima mostra o bilhete que recebeu a ligar a morte do irmão à morte de Augusto. Mariana, indignada, não acredita que ela culpe a mãe que até hoje sofre por causa desse acidente. Mariana confronta a mãe sobre o bilhete que Fátima lhe mostrou. Carlota mostra-se muito indignada, diz que não se admirava que tivesse sido Fátima a escrever, diz que marcou um jantar com os tios. Mariana diz que não é um jantar que vai mudar os ânimos. Carminho diz a Salvador que têm jantar de família, Jacinta acha que estão a falar da mãe dela, mas eles falam de Carlota. Carminho quer que ela vá, Salvador também insiste. Jacinta aceita, mas fica tensa.
Fátima diz a Leonor que Tomás foi ter com ela e pediu para lhe dizer para não ter medo e falar à vontade com o Juiz, tenta transmitir-lhe confiança. Rosalinda e Domingos pedem para assistir à audiência de Leonor. Guilherme tenta e intervém com a desculpa ao juiz que eles estão nervosos. O Juiz diz que não podem assistir e aproxima-se de Leonor simpático, fá-la rir, seguem para a sala.
Leonor presta o seu depoimento. O Juiz diz-lhe que não precisa ficar nervosa, ela diz que os pais têm medo de que ela goste mais de Tomás do que deles e que ele a leve para os Alpes. O Juiz pergunta se Tomás disse isso e ela diz que não, foi a mãe. Tomás não está atento ao que a mãe diz, pede desculpas pois não consegue parar de pensar em Leonor. Aida tenta tranquilizá-lo, diz que Leonor é uma menina esperta, só vai dizer a verdade ao juiz.
Leonor diz que gostaria de estar mais vezes com Tomás, não quer morar com ele, mas gostava que fossem amigos, no entanto os pais têm medo de que ela goste mais dele do que deles. O Juiz avisa Rosalinda e Domingos que têm de cumprir o acordo e deixarem de penalizar Tomás e Leonor, caso contrário toma outras medidas e deixa Tomás estar com ela quando ele pretender. Domingos não concorda.
Capítulo 143 | Quarta, 08/09
Fátima procura dar força a Ivone, que não acreditava em amores para a vida toda, mas Vasco veio mudar isso e é muito injusto o sofrimento que estão a passar, conta um colega disse-lhe que lhe dava três meses de vida, mas ainda não lhe contou.
Gustavo está muito agitado e nervoso, tenta distrair-se, mas em vão. Sabe que está a entrar em pânico por estar fechado, mas não pode fazer nada para solucionar. Mais tarde Gustavo arruma os pesos, volta a olhar a pulseira eletrónica e tenta arrancá-la. Tem um ataque de pânico e foge a correr de casa. Gustavo regressa a casa, está desesperado e chora. Os guardas param junto dele e percebem o seu estado.
Tentam acalmá-lo, Gustavo, arrependido, diz que não queria fugir. Eles acreditam, mandam-no para casa e pedem que não volte a acontecer. Gustavo tenta explicar em casa o que se passou, diz que o Guarda acha que foi um ataque de pânico. Aida acha melhor ele consultar um psicólogo. Tomás tenta perceber que segredos ele esconde mais com Carlota, mas ele foge da conversa.
Sãozinha entrega ao patrão a broa que fez. Paula diz que vai dormir numa pensão, graças à caridade de Tomás, que pagou a dormida. Ficam a saber que Paula passou a noite em casa de Aida. Sãozinha encontra finalmente os capotes que tinha feito.
Jacinta está muito nervosa com o jantar, Guida desdramatiza, diz que é só um jantar, mas Jacinta tem medo de passar vergonhas. Fausto diz que Vitória ligou-lhe e Salvador estranha. Já no jantar, Carlota queixa-se de forte enxaqueca. Manuel agradece o jantar, diz que só falta Vitória, o que deixa Fernando constrangido. Jacinta deixa cair camarão ao chão e Salvador tranquiliza-a. Jacinta está hipnotizada com o quadro de Augusto e Fernando repara. Jacinta fala demais sobre o feitio de Augusto e Carminho dá-lhe razão. Salvador fica apreensivo com a conversa dela.
Vasco combalido, diz que Ivone já o convenceu a fazer os tratamentos. Vasco tem enjoos e Hortense prepara-lhe um chá. Tozé conta que foi meter metade do dinheiro no apartado. Hortense diz que não quer saber desse assunto.
Sebastião conta como correu a sessão de Leonor, Tomás fica emocionado ao saber que ela gostava de estar mais vezes com ele. Domingos quer saber como correu a conversa com o Juiz, Leonor fica muito nervosa quando o pai diz que o Juiz estava zangado com eles. Rosalinda descansa-a e chama Domingos à razão, não pode pressionar a filha desta maneira.
Guida, nervosa, pergunta a Malu se abusou deles, ela perplexa diz que era incapaz. Insiste com Guida para sairem, e conta mais sobre sua profissão. Guida diz que Malu disse que não tinha abusado deles e que eles adormeceram. Nicolau não aguenta e diz que tem ciúmes e que a quer só para ele, pede-a em namoro e Guida, feliz, aceita.
Fátima conta que Márcio atacou-a e a sorte foi Tomás aparecer. Guilherme diz que o Juiz o chamou a perguntar pelas acusações que ela fez. Elvira não sabe se não era melhor deixar Paula ficar lá em casa do que ela andar a fazer-se de coitada por todo o lado. Fátima fica tensa ao perceber que vão doar as roupas da mãe dela. Silvério lembra-a com carinho.
Mariana propõe a Tomás uma parceria com o hotel. Ele não sabe responder por causa de Carlota. Mariana fica a saber que Márcio atacou Fátima por isso ele foi ao hotel falar com Carlota. Guilherme também lhe disse que tentaram pegar fogo ao moinho de Fátima.
Salvador diz que falou com Jacinta, mas acha que ela não volta a um jantar daqueles. A inspetora Cristina quer saber a ligação de Manuel ao Vereador, ele diz que lhe pagou umas taxas para desembargar o terreno e Carminho defende o marido.
Capítulo 144 | Quinta, 09/09
Fátima diz ao pai que conseguiu marcar uma reunião com a padaria Artesanal de Seia para lhes vender farinha. Silvério sente-se muito orgulhoso dela.
Mariana confronta a mãe sobre ter mandado um homem ameaçar Fátima e ter pagado para incendiar o moinho de Fátima. Carlota tenta disfarçar, mas perde a cabeça e acaba por dizer que Fátima é neta e herdeira do seu avô. Carlota liga a pedir um chá calmante. Mariana não acredita na mãe, mas Carlota explica que o avô teve um caso com a avó de Fátima e nasceu Maria do Amparo.
Mariana é prima de Fátima. Mariana chora a ver as fotos do avô, está muito nervosa e com raiva, disfarça quando Lena chega. Mariana pergunta pelo pai e ela diz que está reunido com um fornecedor. Mariana lembra momento em que ela e Fátima tiveram um conflito e Augusto interveio e disse a Mariana que já tinha dito a Fátima para se manter longe de Mariana e da família. Fernando conta-lhe que o avô se apaixonou e a avó de Fátima engravidou, pressionado, ofereceu dinheiro para ela abortar, mas ela não aceitou. Mariana com raiva diz que têm de fazer alguma coisa.
Aida está desconfiada da boa vontade de Mariana. Tomás acredita que ela esteja diferente e não seja como Carlota. Paula vai para cair, mas Elvira segura-a e magoa-se ela.
Hortense pede ervas a Fátima para ajudar Vasco que se sente muito combalido. Fátima diz que lhe leva assim que puder, tem uma reunião com possível cliente e pede a Hortense que reze por ela. Fátima está entusiasmada com a reunião que teve e mostra a Guilherme a página da padaria. Pede-lhe ajuda para certificar a Moagem da Fraga. Guilherme está muito abalado por causa do irmão Guilherme pede desculpas ao irmão por achar que ele lhe queria roubar Fátima. Vasco pede que o trate da mesma maneira como quando não estava doente. Ivone diz ao irmão que adianta o dinheiro do arranjo do carro e depois paga-lhe quando puder.
Manuel diz que não teve coragem de admitir que foi enganado outra vez. Salvador diz que a história das taxas não vai resultar e é melhor arranjarem um advogado. Manuel está arrasado com o que Carminho disse à Inspetora.
Nicolau pergunta a Guida se vão namorar escondidos, ela diz que não. Lena chega e percebe que os dois estão nervosos. Eles mostram-se solidários com Vasco. Guida fica nervosa quando aparece Malu. Diz-lhe que gosta de homens e agora até está a namorar com Nicolau. Malu não nega que se apaixonou por ela mas fica feliz, dá-lhe um beijo que deixa Guida em choque.
Lucinda apresenta-se a Gustavo como jornalista, ele diz que pode ir embora pois não vai falar com ela. Lucinda diz que quer ajudá-lo, quer contar a história dele. Gustavo diz que vai pensar.
Marta tenta fotografar, mas está desconfortável e desconcentrada. Tozé dá-lhe dicas, mas ela é orgulhosa e tenta não ligar. Tozé convida-a para beber um copo, mas ela não quer.
Jacinta está desanimada, porque vai sempre envergonhá-los. Salvador diz que gosta dela assim, nunca mais a leva a casa dos pais, a menos que ela peça. Fausto quer organizar uma happy hour de pão. Salvador diz que deram a ideia de fazer uma parceria com a ajuda a necessitados.
Silvério cuida de Elvira, diz que tem de ligar a Fátima para trazer as ovelhas. Nicolau interrompe-os, não gosta da proximidade deles e fala de forma inconveniente.
Leonor está entusiasmada por estar em breve com Tomás e chama a mãe, Domingos não consegue disfarçar o seu desagrado. Tozé fixa o maço de notas que Domingos tem na mão, Rosalinda manda-o segui-la para ir buscar os sacos para entrega. Tozé intrigado, pressiona Hortense por esta não ter sido chantageada, pergunta se é ela que está a chantagear os outros. Hortense diz-lhe que não é mulher de chantagens. Tozé acha que Domingos pode ser o chantagista.
Salvador conta a Tomás o que os pais fizeram, ainda podem vir a ter problemas. Rosalinda entrega Leonor, que quer andar de bicicleta, Tomás diz que pode ir depois de concluir os trabalhos de casa.
Capítulo 145 | Sexta, 10/09
Mariana chama por Fátima, certifica-se que não está ninguém por perto a ouvir a conversa que vai ter, num acesso raiva atira os sacos em burel ao chão. Carlota liga-lhe e pede que não faça nenhum disparate, diz que tem de continuar a ser um segredo. Entretanto, Fátima assobia a Estrela, certifica-se que as ovelhas estão todas e senta-se a ler um livro. Fernando acha que deviam ter contado a Mariana à mais tempo.
Carlota não concorda, só o fez porque qualquer dia ainda se tornavam amigas. Fernando tem dúvidas que Mariana mantenha o silencio. Fátima ajuda uma ovelha que parece encurralada. Mariana aproxima-se sem que Fátima dê conta, olha-a cheia de ódio e empurra-a. Fátima cai desamparada, aparentemente inconsciente. Mariana olha e vemos Fátima caída sem sentidos. Mariana hesita, mas acaba por fugir dali.
Mariana está muito nervosa, os seus olhos ficam marejados. Olha em volta e corre para o local onde deixou Fátima caída. Desce para ajudar Fátima e acaba por se magoar, Fátima acorda e Mariana diz-lhe para não se mexer e liga a Tomás a pedir ajuda. Tomás enche um pneu da bicicleta de Leonor, ela diz que um dia gostava de acampar com ele, tem é de ser perto porque os pais têm medo que a leve para os Alpes.
Ele diz que nunca a ia levar a lado nenhum que ela não queira, mudou a vida por ela. Tomás atende Mariana ainda irritado com Domingos e Rosalinda, ao ouvir que Fátima magoou-se fica alerta, e quer saber o que se passou. Mariana diz que também está ferida mal consegue falar. Tomás sai a correr.
Guida diz a Nicolau que o traiu, ele fica em choque. Guida volta atrás e diz que se explicou mal, diz que foi Malu que a beijou e que os lábios dela nem mexeram. Guida diz-lhe que não o trocava por nada. Nicolau diz que já colocou as malas no carro. Malu quer deixar o seu contacto a Guida, mas Nicolau devolve-o, sabe que beijou Guida. Malu despreocupada diz que isso não foi nada, beija-o também para ver que não teve mal.
Guida acabou de contar aos irmãos que namora com Nicolau, mas não quer que contem à mãe. Jacinta fica irritada, pois quando foi com ela, Guida insistiu que tinha de contar à mãe.
No hotel, os colegas fazem a despedida de Manuel, Nicolau diz que vai fazer falta. Manuel chora de desespero e não de comoção, diz a todos que gostou muito de estar ali e leva-os no seu coração. Já em casa, Manuel está pensativo, Carminho mostra-lhe a mala que está a fazer, ele pergunta o que é, pois parece um gorro ou uma meia. Carminho diz que pode falar com o irmão para o readmitir no hotel, mas ele não quer, já era gozado por Carlota, se fizesse isso mais seria.
Guida quer a sua mala como prometeu, Carminho mostra-lhe que já está a terminar, Guida quer uma como a que lhe ia dar, não aquilo aquele modelo estranho que ela está a fazer. Manuel continua desanimado, não quer voltar para o hotel depois de se ter despedido.
Carlota, ao telefone, pede a Nicolau que avise todos os funcionários para se encontrarem amanhã cedo no restaurante.
Elvira veio dizer que já está melhor e veio ver Silvério. Ele dá-lhe um casaco que pertencia da Amparo, diz que tem muito gosto que ela ficasse com ele. Ela pergunta se Fátima não se vai importar e ele diz que não, já tinha perguntado se o queria e ela disse que não.
Vasco diz ao pai para não ter muitas esperanças em relação à esperança de vida dele, para estarem preparados para os resultados. Ivone acredita na quimioterapia, Sebastião fala da Alemanha, mas ele diz que vai ser tratado cá. Hortense aparece com umas ervas para ajudar Vasco a sentir-se melhor.
Sãozinha fala de Vasco a Lena, que fica constrangida. Nicolau não aceita ver a mãe com o tio. Sãozinha diz-lhe que ele pode dormir lá em casa até a mãe ganhar juízo.
Fernando tenta ligar a Vitória, mas esta não atende. Lena diz-lhe que Mariana foi para o hospital, magoou-se na serra. Fernando fica apreensivo.
Tomás está preocupado, mas mantém sempre à distância, diz a Fátima que foi Mariana que a encontrou, mas caiu quando a tentava ajudar. Fátima quer ir vê-la, mas Tomás diz que ela ainda está a ser suturada, tem de esperar.
Jacinta e Salvador estão a limpar a padaria para fechar. Simão aparece com Zezito, seu neto que foi buscar a Lisboa porque estava a portar-se mal e a mãe mandou-o para casa dele. Zezito parece intransigente quando pede bolos e diz que não quer pão.