Após 32 anos da primeira versão de Pantanal que parou o país pela extinta Rede Manchete, uma nova roupagem estreia hoje na TV Globo. O cenário pantaneiro continuará sendo o centro das atenções, assim como foi em 1990.
Com um investimento milionário, o folhetim de Benedito Ruy Barbosa, desta vez está sendo recontado pelo seu neto, Bruno Luperi, na qual informou que o texto brilhante do seu avô será mantido, apenas consta algumas mudanças em relação a época atual.
Confira algumas curiosidades da nova versão de Pantanal que estreia nesta segunda (28).
1 – Autor e direção
Bruno Luperi será o autor do remake, neto de Benedito Ruy Barbosa. O jovem escritor afirmou que o texto será igual, com apenas algumas mudanças pontuais. Na versão de 1990, a direção geral ficou por conta de Jayme Monjardim. Desta vez a primeira fase foi gravada por Rogerio Gomes e após, passou o bastão para Gustavo Fernandez, pois pediu demissão do canal carioca.
2 – Cenários
Pantanal não terá cidade cenográfica. Igual a Rede Manchete, a TV Globo usou as imagens externas no Mato Grosso do Sul. As paisagens serão reais. A mesma fazenda de José Leoncio usada como cenário na primeira versão, será a mesma na nova roupagem da novela.
3 – Um rosto novo
Assim como na primeira versão de 1990, onde o rosto da personagem principal foi feito até então por uma atriz sem muita experiência na televisão, que foi no caso Cristiana Oliveira. Após muitos testes, Alanis Guillen foi confirmada no papel de Juma Marruá.
4 – A riqueza do Pantanal
Animais reais fazem parte da novela e aparecem nas cenas com os atores. A produção por exemplo, trouxe de São Paulo uma sucuri com mais de 5 metros de comprimento.
5 – O talento de Osmar Prado
Osmar Prado dará vida ao lendário Velho do rio. Para entrar no clima do personagem, o ator ficou recluso durante todo tempo que gravou suas externas no Pantanal.
6 – Participações especiais
Paulo Gorgulho ganhou uma homenagem nessa nova versão do folhetim. O ator em 1990 ganhou bastante destaque ao interpretar José Leoncio na primeira fase da novela. Nessa nova adaptação o ator fará uma participação como um dos mais experiente da comitiva de Leoncio.
7 – Trilha Sonora de milhões 🎵
A música de abertura será a mesma da trama original, só que agora nas vozes de Maria Bethânia e Almir Sater. Na versão da Manchete era na voz do autor da canção, Marcus Viana.
8 – Representatividade 💓
Diferente da primeira versão, a segunda família de Tenório (Murilo Benício) será formada por atores negros.
9 – O retorno de Marcos Palmeira
Marcos Palmeira participou da primeira fase da trama como o filho bastardo de José Leoncio. Desta vez, após 30 anos, ele dará vida ao personagem principal.
10 – Uma novela pensada para o futuro
Buscando fazer com que o telespectador tenha uma experiência mais imersiva, a TV Globo exibirá o primeiro capítulo de Pantanal em 8K através do Globoplay. Ou seja, poderá assistir a trama com imagens que podem atingir 33 milhões de pixels, 16 vezes mais do que a transmissão em HD da emissora no sinal digital.
Além disso, o serviço de streaming oferecerá a opção de áudio Dolby Atmos, com sons que chegam por todos os lados e de cima para baixo. Para desfrutar do recurso é preciso ter uma Smart TV compatível.